Universidade adere ao Sistema Nacional de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas – Plataforma Carolina Bori

Download PDF

A Universidade Federal da Bahia aderiu totalmente ao Sistema Nacional de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas – Plataforma Carolina Bori, sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação (SESu e CAPES), para gestão e controle de processos de Revalidação e Reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil.

Esta plataforma reúne Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas e Privadas que, por adesão, oferecem as informações necessárias para que os requerentes (diplomados) solicitem a Revalidação ou o Reconhecimento dos seus diplomas estrangeiros. O novo sistema facilita a gestão e o controle do fluxo dos processos de revalidação/reconhecimento, além de maior interatividade entre as partes interessadas.

Bori 2

Facilidades oferecidas pela Plataforma Carolina Bori

A mudança resultará em benefícios para os solicitantes, como, por exemplo, maior facilidade de acompanhamento e um processo mais célere, destacou a professora Sônia Gomes, presidente do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE). “Toda a documentação vai tramitar por meio digital. Tanto o requerente vai fazer o “upload” de tudo, quanto os componentes do comitê de avaliação vão receber o processo completo por meio digital. Além da transparência e celeridade, sem dúvida, muitos erros serão evitados”.

Para se adaptar à nova plataforma a UFBA precisa mudar vários procedimentos internos, alguns dos quais normatizados e que dependem de discussão e aprovação do CAE, para sua alteração. Por esse motivo, o Conselho resolveu prorrogar até o início do segundo semestre letivo de 2018 o prazo para a abertura do recebimento de novos pedidos de revalidação e reconhecimento de diplomas.

Com informações do MEC

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website