Universidade dá boas-vindas aos novos estudantes no início do semestre letivo

Download PDF
Recepção Unificada Interdisciplinar reuniu estudantes do IHAC

Recepção Unificada Interdisciplinar acolheu estudantes do IHAC

O início da vida universitária é marcado por muitas expectativas, planos para o futuro e algumas dúvidas. Para ajudar os estudantes recém-chegados nesse importante momento rumo a sua formação acadêmica, uma série de atividades foram realizadas na semana de abertura do semestre letivo 2018.1, com o objetivo de apresentar cada um dos cursos, o espaço físico e a administração da universidade. A programação que movimentou as unidades de ensino da UFBA, entre 02 e 06 de abril, incluiu debates sobre as áreas do conhecimento, atividades artísticas e esportivas.

No Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), centros acadêmicos e o coletivo de estudantes organizaram a Recepção Unificada Interdisciplinar. O Instituto reúne atualmente mais de 5 mil alunos nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Artes, Humanidades, Saúde e em Ciências e Tecnologia. Durante o evento, foram apresentados os projetos dos cursos e informações sobre o funcionamento de setores acadêmicos, do restaurante universitário e outros benefícios

O estudante Marcelo Serpa, do primeiro semestre do BI em Humanidades, acredita que o curso o ajudará a ter clareza em relação ao que deseja fazer de fato no seu futuro profissional. “Acho que é isso o que todos esperam aqui”, refletiu ele.  “Uma certeza que eu tenho é que sou da área de Humanas, mas a ainda vou decidir entre Direito ou Ciências Sociais”.

Álvaro Rabelo e Marcelo Serpa estão entre os novos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares

Álvaro Rabelo e Marcelo Serpa estão entre os novos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares

Também presente ao encontro, Álvaro Rabelo, que inicia o Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Artes, conta que teve experiência anterior no curso de Enfermagem em outra faculdade baiana e decidiu pela formação em uma nova área devido a sua grande afinidade com as diversas manifestações artísticas como dança, canto e audiovisual. “Uma coisa boa do BI é que podemos transitar entre as diversas áreas do conhecimento. A partir do próximo semestre pretendo pegar matérias de artes plásticas e dança”, planeja ele que ainda estuda as possibilidades do curso.

A Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa – BURMC, também localizada no Campus de Ondina, reuniu os estudantes recém-chegados aos cursos de Biologia, Medicina Veterinária, Letras, Farmácia, Dança e Bacharelados Interdisciplinares, para a recepção “Bem-vindos Calouros!” que apresentou os serviços e recursos do Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI) e sua importância como suporte para a vida acadêmica.

Um total de 21 bibliotecas compõem o SIBI, que dispõe de mais de 240 mil títulos e tem registrados 83.045 usuários ativos (Fonte: UFBA em Números 2017). O empréstimo de material bibliográfico é um dos principais serviços oferecidos pelo Sistema, que pode ser acessado através de cadastro presencial em qualquer biblioteca, com apresentação do comprovante de matrícula e RG. De acordo a bibliotecária Alda Lima da Silva, que participou da programação no dia 04/04, com a palestra “Biblioteca Universitária: suporte para vida acadêmica”, o SIBI padronizou modos de operação e promoveu a integração de diversas unidades, contribuindo com serviços fundamentais à experiência universitária. Alda, que trabalha há 13 anos na Biblioteca Reitor Macedo Costa, observa a necessidade de se pensar as bibliotecas como espaços de convivência que estimulem a interação entre os estudantes e promovam conforto. “A biblioteca é um lugar em que os estudantes costumam passar a maior parte do tempo e é onde se trabalha a questão do aprendizado, com o acesso a fontes de informação e a construção de conhecimento”, afirma.

Área de estudos da Biblioteca Reitor Macedo Costa, no campus de Ondina

Área de estudos da Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, no campus de Ondina

A bibliotecária Maria Cristina Santos avalia que o SIBI, criado no ano de 2009, deu mais visibilidade aos serviços prestados nas bibliotecas da universidade e contribuiu para ampliação do acervo bibliográfico nacional e internacional. Outra recente conquista apontada foi a climatização da área de estudos na Biblioteca, que fica aberta ao público em geral de segunda a sexta, das 08 às 21 horas, e no sábado até as 16 horas.

O estudante Marcelo Serpa ressalta a importância que o espaço terá em sua formação: “Dependo 100% da estrutura da biblioteca, pois não tenho como estudar em casa. Pretendo passar muito tempo aqui”.

Na Faculdade de Comunicação (Facom), a “Semana do Calouro” foi organizada para receber os novos estudantes dos cursos de Jornalismo e Produção em Comunicação e Cultura, com atividades promovidas pelo Centro Acadêmico Vladimir Herzog, com a colaboração de demais estudantes veteranos.

A programação contou com debates sobre os desafios do mercado de trabalho em Comunicação, exibição de produções audiovisuais, meditação e oficinas de Rádio e Photoshop, Diagramação e Fotografia. Também foram apresentadas a estrutura física da Faculdade de Comunicação, o campus de Ondina e o funcionamento do curso.

A “Semana dos Calouros” na Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) foi preparada para integrar a turma do primeiro semestre com as entidades, grupos e demais turmas faculdade. As atividades aconteceram no Canela, no pavilhão de aulas Rita Lobato Velho Lopes, e na sede mater FMB, no Terreiro de Jesus.

A programação contou com estande das ligas acadêmicas e apresentação de suas atividades. Um espaço especial da semana foi reservado para discussões acerca da Saúde Mental no curso de medicina, para reunião ordinária do diretório acadêmico e doação voluntária de Sangue ao Hemocentro da Bahia. O evento também promoveu uma gincana de integração no seu encerramento.

O ponta pé inicial foi dado para um novo semestre, com muitos livros, vivências e aprendizados. Boas aulas!!

 Ações Afirmativas e Assistência Estudantil

"São mais de 20 modalidades de benefícios para assegurar uma permanência qualificada de nossos estudantes", destaca a Pró-reitora de Assistência Estudantil, Cássia Maciel

“São mais de 20 modalidades de benefícios para assegurar uma permanência qualificada aos nossos estudantes”, destaca a Pró-reitora de Assistência Estudantil, Cássia Maciel

Logo na segunda-feira, dia 02, a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil realizou o evento Proae Explica 2018.1, com o objetivo de apresentar aos estudantes calouros os serviços, bolsas e apoios da política de assistência estudantil da UFBA. As atividades foram promovidas no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha e no Auditório da Biblioteca de Saúde.

Neste semestre estarão abertos os editais de benefícios referentes a serviço de alimentação, auxílio transporte, auxílio a estudantes com necessidades educativas especiais, auxílio moradia, edital de seleção para serviço de Residência Universitária, entre outros. As condições de elegibilidade aos editais e os prazos de inscrição podem ser acessados através da página da Proae.

A pró-reitora de Assistência Estudantil Cássia Virginia Maciel explica que tão importante quanto a política de acesso dos estudantes à universidade é a garantia de sua permanência por meio de estratégias de acolhimento e aprofundamento das ações afirmativas. “São mais de 20 modalidades de benefícios para assegurar uma permanência qualificada aos nossos estudantes para que possam entrar na universidade e concluir os seus cursos”, destaca.

No ano passado, foram concedidos mais de 430 mil benefícios entre bolsas, auxílios e serviços, de acordo com o registro do UFBA em Números 2017. Durante toda a semana, Cássia e a equipe da Proae participaram de atividades nas unidades de ensino explicando como acessar os editais e tirando as dúvidas dos estudantes pessoalmente. “Com isso queremos assegurar que ninguém deixe de acessar um benefício por falta de conhecimento”, diz Cássia, que seguiu com a sua participação no Instituto de Ciências da Saúde, Escola Politécnica e Instituto de Biologia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website