Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias acontece em Salvador

Download PDF
Superintendente do Sistema de Bibliotecas da UFBA, Lídia Toutain ressalta a importância aprofundar a discussão sobre os novos papeis e valores da informação

Superintendente do Sistema de Bibliotecas da UFBA, Lídia Toutain ressalta a importância aprofundar a discussão sobre os novos papeis e valores da informação

Com o tema “O Futuro da Biblioteca Universitária na perspectiva do Ensino, Inovação, Criação, Pesquisa e Extensão”, acontece de 15 a 20 de abril, no Othon Palace Hotel, o XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), um dos maiores fóruns de discussão dos profissionais da área de informação. O fórum teve a sua primeira edição realizada em abril de 1978, e comemora quarenta anos com foco nas atividades desenvolvidas nas universidades e apoiadas pelas bibliotecas universitárias.

A solenidade de abertura será realizada na segunda-feira, 16, no Teatro Castro Alves, a partir das 17h30 horas, com a apresentação do espetáculo “Com que sonhamos”, do Grupo de Dança Contemporânea (GDC) da Escola de Dança da UFBA. Às 20h, acontece a Conferencia Magna “Tecnologias Assistivas na perspectiva das Bibliotecas Universitárias”, proferida pelo professor Francisco José de Lima, da Universidade Federal de Pernambuco. As tecnologias assistivas incluem recursos e serviços para contribuir com habilidades funcionais de pessoas com deficiência e promover a sua inclusão e uma vida independente. O evento contará com áudio-descrição (tradução visual).

Presidente do XX SNBU e superintendente do Sistema de Bibliotecas da UFBA, Lídia Brandão Toutain destaca o propósito do evento de “aprofundar a discussão sobre os novos papeis e valores da informação impulsionados pelas crescentes transformações trazidas pelo desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas da informática, das telecomunicações, da nanotecnologia e de outros campos do conhecimento que intensificam as questões levantadas por estas transformações”.

Participam da cerimônia o reitor da UFBA João Carlos Salles, o presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), Wellington Marçal de Carvalho, o presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Raimundo Martins de Lima, a diretora do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, Hildenise Ferreira Novo, e a bibliotecária Adriana Cybele Ferrari, presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB).

“Além da possibilidade de debater ideias com pesquisadores, artistas, professores, estudantes e todos os usuários que utilizam da informação no desenvolvimento das suas atividades, é necessário acompanhar as inovações, porque é uma forma do profissional se informar das inovações existentes e confrontá-las com as práticas desenvolvidas, principalmente no uso nas tecnologias assistivas”, ressalta Lídia Toutain sobre a importância do evento.

Professor Antônio Miranda será homenageado por suas contribuições para a criação do Instituto de Ciência da Informação na Universidade

Professor Antônio Miranda será homenageado por suas contribuições para a criação do Instituto de Ciência da Informação na Universidade

Uma homenagem especial ao professor Antônio Lisboa Carvalho de Miranda, ex-coordenador da Comissão de Ciência e Tecnologia da FEBAB e presidente de honra do evento, será realizada durante a noite de abertura. Professor titular da Universidade de Brasília, ele foi diretor da Biblioteca Nacional de Brasília e criador da comutação bibliográfica no Brasil. A saudação ficará sob a responsabilidade da bibliotecária Regina Santos Silva Tonini.

Lídia Toutain conta que a homenagem se deve em razão das significativas contribuições do professor Antônio Miranda para a implantação do Programa de Pós-Graduação da Escola de Biblioteconomia e Documentação da UFBA, hoje Instituto de Ciência da Informação (ICI), quando foi mediador de importantes discussões internas do Instituto, em vários momentos das suas atividades administrativas e acadêmicas. “Curso esse responsável pela formação dos bibliotecários do Estado da Bahia, que hoje desenvolvem suas atividades nas Bibliotecas das Universidades e Instituições da Bahia”, afirma.

São esperados no XX SNBU profissionais da área de Biblioteconomia, Ciência da Informação, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais de áreas interdisciplinares e de outras áreas com interesse nas temáticas propostas. As inscrições serão feitas exclusivamente através do site do evento.

O Seminário é organizado pelo Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal da Bahia, com participação e apoio das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior localizadas na Bahia, com a colaboração da Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários / Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias e do Sistema Conselho Federal de Biblioteconomia / Conselhos Regionais de Biblioteconomia, que terá participação efetiva na Comissão Organizadora e na Comissão Técnico-Científica do Evento.

Programação

Biblioteca Reitor Macedo Costa receberá visita técnica no dia 20/04

Biblioteca Reitor Macedo Costa receberá visita técnica no dia 20/04

Conferências, mesas redondas, comunicações, colóquios científicos, oficinas, visitas técnicas e culturais a museus e bibliotecas da cidade fazem parte da programação do evento, que propõe uma reflexão acerca da identidade das bibliotecas nas instituições de ensino superior, destacando a sua participação direta na formação acadêmica.

De acordo com a superintendente do SIBI, as bibliotecas serão visitadas com o propósito de verificar as boas práticas e as inovações que estão sendo desenvolvidas na Universidade, para troca de experiência prática e compartilhamento de conhecimento teóricos.

A maior parte da programação acontece no Othon Palace Hotel, em Ondina. Um dos destaques na segunda-feira, dia 16, será a conferência “Inovação e Criação na Universidade”, com Olival Freire Junior, Pró-reitor de Pesquisa da UFBA, que acontece às 9:30 horas, na Sala Principal.

“Plágio acadêmico: do direito autoral à autoria suspeita” é o tema o minicurso que ocorre já no dia 15/04, das 9 às 12 horas, tendo como facilitador Vagner Almeida dos Santos, bibliotecário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFDG). Serão abordadas como temáticas a definição de plágio acadêmico; direitos autorais (Lei 9.610/98); plágio como problema educacional e social; tipologias de plágios; razões para ocorrência do plágio; como evitar plágios.

Uma feira de produtos e serviços trará expositores distribuídos em mais de 50 stands, com a participação de editores, distribuidores de conteúdo e apresentação de equipamentos, mobiliários, serviços e sistemas para bibliotecas.

Dentro da programação do evento, a reunião dos dirigentes de Sistemas de Bibliotecas Universitárias será realizada no dia 17/04, às 16:30 horas, com o tema “Padrão para os Sistemas de Bibliotecas das Universidades Federais”.

Dulce Aquino, diretora da Escola de Dnça da UFBA, participa da mesa com o tema “Manifestações Artísticas/Tempo Musical: interação entre informação e sociedade”

Dulce Aquino, diretora da Escola de Dança da UFBA, participa da mesa com o tema “Manifestações Artísticas/Tempo Musical: interação entre informação e sociedade”

No dia 18/04, às 10:40 horas, a mesa redonda “Manifestações Artísticas/Tempo Musical:  interação entre informação e sociedade” reunirá os professores Dulce Tamara Aquino, diretora da Escola de Dança da UFBA, Paulo Costa Lima, da Escola de Música da UFBA e assessor especial do reitor, Pablo Sotuyo Blanco, presidente da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAIS) e do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) em representação da UFBA, e a bibliotecária Kátia Lúcia Pacheco, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A professora Marilene Abreu Barbosa (UFBA) será a mediadora. Para conferir a programação completa acesse o site do evento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website