Filósofo, reitor da UFBA abre a série “O que é isso?”

Download PDF

O Ciência na rua (ciencianarua.net), que atualmente tem a UFBA como instituição sede da parte de pesquisa do prrojeto — papel que já foi do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas, o Labjor-Unicamp –, iniciou na semana passada uma nova série sob o título geral “O que é isso?”, com dois vídeos curtos, um deles protagonizado pelo reitor João Carlos Salles — ou melhor, pelo filósofo que ele é. 

A série vai semanalmente apresentar dois vídeos de feitura amadora, com quatro perguntas básicas sobre determinado campo do conhecimento, amplo ou restrito, e as respostas a elas oferecidas sempre por um pesquisador da UFBA e um colega de outra universidade pública. Para começar, o foco foi filosofia, por uma razão muito simples: é ela que dá partida à aventura racional do conhecer, é ela que está na origem do conhecimento científico.

As perguntas feitas a João Carlos Salles e a Tessa Moura Lacerda, professora de filosofia da Universidade de São Paulo (USP) foram: o que é filosofia? para que serve filosofia? o que filosofia tem a ver com a ciência e a vida cotidiana? que leituras recomenda para quem quer se aproximar da filosofia? Postos no facebook e no Instagran na sexta-feira, 15, em formatos diferentes, os vídeos rapidamente chamaram a atenção, e as visualizações espontâneas do vídeo de João Carlos Salles no face passaram de mil antes mesmo de qualquer estímulo a sua exibição.

 Vale observar aqui que Ciência na rua é um projeto de divulgação científica voltado para o público de 14 a 25 anos, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website