UFBA recebe Congresso Internacional de Segurança e Defesa

cisd

Evento acontecerá de 6 a 9 de novembro em vários ambientes da UFBA.

O II Congresso Internacional de Segurança e Defesa (CISD) deve reunir nas dependências da Universidade Federal da Bahia, de 6 a 9 de novembro, centenas de participantes, desde autoridades locais, regionais, nacionais e internacionais a organizações não-governamentais (ONGs), comunidade científica e a população em geral para juntos, a partir de seminários, palestras e oficinas, pensar soluções para os problemas no âmbito da segurança e defesa, mais especificamente, debatendo cidades, criminalidades, tecnologias e diversidades.

Até 15 de agosto, quarta-feira, está aberto o prazo para submissão de trabalhos para o II CISD, que é  promovido pelos programas de pós-graduação em Segurança Pública, Direito e Relações Internacionais de sete universidades do Brasil, Portugal e Cabo Verde; os interessados devem acessar ao site www.cisd2018.ufba.br. Na UFBA, a organização do evento é coordenada pelo Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública (Progesp) da Escola de Administração, com a expectativa de reunir mais de 350 pesquisadores e contará em sua abertura, com a presenças do ministro da Defesa, Raul Jungmann.

O Progesp atua com ênfase “no novo paradigma que ultrapassa a cultura repressiva, priorizando a prevenção, na discussão objetiva sobre o combate à criminalidade, contribui para a formação de profissionais ligados à segurança pública e pesquisa em segurança, na Bahia, oferecendo cursos de capacitação, pós-graduação com especializações, mestrado profissional, além de atividades de extensão”, de acordo com sua coordenadora, professora Ivone Freire Costa.  As ações do Programa, vinculado à Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) e à Secretaria Nacional de Segurança Pública, voltam-se à qualificação de lideranças culturais na Polícia militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, por meio de estudos em segurança.

Diante de uma “sociedade que clama por mudanças e reavaliações em todo o contexto da segurança pública, seja no estrutural ou no operacional”, o Pogesp mantém um mestrado profissional com aulas presenciais e virtuais que já formou cerca de 400 mestres, ao longo de 12 anos de existência, viabilizado por um convênio firmado com a Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia, informou a professora. A atuação na área de extensão está voltada à dinâmica das bases comunitárias, pois, segundo a docente, “há algum tempo, a polícia está investindo em logística e capacitação. O foco é a prevenção a fim de avaliar e discutir a criminalidade, um novo paradigma que ultrapassa a cultura repressiva”.

O programa desenvolve ações em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e polícias, sempre de acordo com os requisitos sobre segurança assegurados pelo Constituição Federal de 1988, enfatizou a professora.  “Seguimos um modelo de gestão compartilhada entre as unidades que compõem nosso polo executivo, a Escola de Administração e a Faculdade de Direito e contamos com  liderança e representantes da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), do Instituo de Saúde Coletiva e da Faculdade de Enfermagem da UFBA, enumerou.

Criado em 2004, atua integrando os níveis da formação universitária: graduação, pós-graduação lato sensu (especialização) e pós-graduação stricto sensu (mestrado). É apoiado financeiramente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, na condição de credenciado pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública, e seus recursos resultam também da participação em editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia — Fapesb, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).