Reitor João Carlos Salles é reconduzido ao cargo por mais quatro anos

Nomeação reitor

O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (14 de agosto), publicou o decreto de recondução do professor João Carlos Salles para o cargo de reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pelos próximos quatro anos. O decreto de recondução foi assinado pelo presidente Michel Temer em 13 de agosto de 2018.

Licenciado em filosofia e mestre em Ciências Sociais pela UFBA,  doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), João Carlos Salles Pires da Silva é professor do Departamento de Filosofia de já exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da UFBA.

Entre outros livros, publicou A Gramática das Cores em Wittgenstein (2002), O Cético e o Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (2012), Filosofia, Política e Universidade (2016), A Cláusula Zero do Conhecimento: Estudos sobre Wittgenstein e Ernest Sosa (2017) e Análise & Gramática: mais estudos sobre Ernest Sosa e Wittgenstein (2018).

Também restabeleceu e traduziu o texto das Anotações sobre as Cores, de Wittgenstein, publicado em edição bilíngue pela Editora da Unicamp, em 2009. Ele é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. Foi, por dois mandatos, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e preside, desde 2013, a Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF). Atualmente, é 1° vice-presidente da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com mandato de um ano.