
Antes do debate “Resistir e esperançar: diálogos sobre democracia em tempos de crise”, na tarde da quinta-feira, o salão nobre da reitoria abre-se também para a audiência pública sobre o Observatório de Direitos Humanos da UFBA, às 14 horas. Toda a comunidade universitária está convidada para o evento.
O projeto do observatório vem sendo discutido e aprofundado nos últimos meses, a partir do trabalho da Comissão de Aprofundamento, criada pela Congregação do Instituto de Ciência da Informação (ICI) em 25 de maio deste ano e, a essa altura, já dispõe inclusive de uma proposta de regimento a ser discutida na audiência.
O evento é uma iniciativa conjunta da reitoria com a União dos Estudantes da Bahia (UEB), Diretório Central dos Estudantes da UFBA (DCE), Diretório Acadêmico de Arquivologia (DAArq) e Comissão de Aprofundamento do Observatório de Direitos Humanos na UFBA. Seu objetivo é apresentar os trabalhos e resultados da Comissão de Aprofundamento e ouvir as ponderações e proposições da comunidade da UFBA sobreo tema.
De maio a dezembro, a comissão formada por discentes e docentes atuou no sentido de construir uma concepção de Observatório que respondesse aos anseios da instituição acerca da temática dos direitos humanos.