Estão prontas desde a manhã de segunda-feira, 19, as instalações do novo Ponto de Distribuição de Alimentos do campus de São Lázaro. Devidamente inauguradas e aguardando a autorização de funcionamento da vigilância sanitária, o novo restaurante é um equipamento de 361 metros quadrados de área construída, no qual foram investidos R$ 981 mil.
Trata-se de equipamento “prioritário para a Universidade”, destacaram entre outros o reitor João Carlos Salles e o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes, Mateus Assis, entre outras razões porque contribuirá para a permanência dos estudantes no campus, reduzindo os deslocamentos e aumentando sua segurança e bem-estar.
O novo ponto foi saudado também como “uma vitória que traz muitos ganhos” pela diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), Maria Hilda Baqueiro Paraíso. Ele atende antiga reivindicação de um campus isolado dos demais, desprovido de cantinas e distante de estabelecimentos comerciais, o que provocava o incômodo de se buscar longe locais para refeições e acarretava grande perda de tempo, ela lembrou. Já a diretora do Instituto de Psicologia (IPS), Ilka Dias Bichara, destacou o ponto como um espaço que vai possibilitar a maior convivência de estudantes, professores e servidores técnicos.
Refeições a baixo custo
Diariamente, serão servidas 600 refeições (300 almoços e 300 jantares) aos membros da comunidade universitária, no valor de R$ 2,50, com custos adicionais subsidiados pela Universidade. Parte dos alunos bolsistas, em percentual a ser definido, poderá fazer as refeições sem qualquer custo.
O fornecimento e distribuição dos alimentos estará sob a responsabilidade da empresa Cook Empreendimentos em Alimentação Coletiva Ltda, que venceu licitação e mantém uma cozinha industrial em Salvador, transportando os alimentos em veículos customizados, de acordo com as normas da vigilância sanitária. A empresa tem sede em Belo Horizonte e também atende à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Atualmente a UFBA serve no Restaurante Universitário (RU), no campus de Ondina, 2.400 refeições diárias – 1.200 no almoço e 1.200 no jantar, conforme orientações da vigilância sanitária, respeitando a capacidade do equipamento. Na Residência Universitária da Vitória são servidas outras 390 refeições por dia – 240 no almoço e 150 no jantar. Com a contratação da empresa especializada na prestação de serviços continuados de alimentação e nutrição, a UFBA reafirma o seu compromisso de propiciar à comunidade universitária uma alimentação balanceada e em condições higiênico-sanitárias adequadas.