[Errata: a data em que se realizarão a reunião extraordinária do Consuni e a abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão é 29 de outubro, e não 27, como havia sido informado anteriormente. A informação já foi corrigida no texto.]
O posicionamento oficial da UFBA sobre o programa Future-se, do Ministério da Educação, será definido pelo Conselho Universitário (Consuni) em uma reunião extraordinária, com pauta única, marcada para o dia 29 de outubro, às 14h30.
A reunião antecede a cerimônia de abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019, evento anual que reúne a comunidade universitária para uma reflexão ampliada e aprofundada sobre sua produção, seu papel social e suas heranças e perspectivas. A edição deste ano promete ser a maior já realizada, superando os 13.500 participantes – as inscrições para o público geral já estão abertas. (Leia mais abaixo).
Até essa data, a comunidade universitária estará analisando e debatendo exaustivamente o projeto do Governo Federal, no âmbito de cada unidade acadêmica. Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor João Carlos Salles tem visitado as reuniões ampliadas de congregação das escolas, institutos e faculdades para partilhar informações e participar das discussões.
O conjunto de argumentos que tem emergido desses debates irá subsidiar a deliberação do Consuni sobre a proposta do governo, cuja versão final, a ser submetida ao Congresso Nacional, deverá ser apresentada à Andifes no próximo dia 16 de outubro pela SESU/MEC. Tendo isso em conta, o reitor conclama as unidades a continuarem e a aprofundarem o debate, considerando inclusive a proposta consolidada pelo MEC, a tempo de embasar o posicionamento da UFBA.
É importante ressaltar que a UFBA não se apressou em anunciar antes um posicionamento institucional sobre o Future-se justamente para que os mais diversos setores da comunidade universitária tivessem o tempo necessário para se organizar e realizar o amplo e minucioso debate que o programa, por seu virtual impacto, requer.
“Mas nossos princípios sempre foram públicos e estiveram muito claros. E quem tem princípios não precisa ter pressa”, afirma o reitor João Carlos Salles.
Desde o anúncio da minuta do Future-se, em julho, Salles tem reiterado, em entrevistas, discursos públicos e artigos publicados na imprensa, que qualquer projeto para o futuro das universidades deve assegurar o inequívoco compromisso do Estado com seu financiamento público e em patamares adequados; a integridade de seu patrimônio físico e um modelo único de gestão, que garanta comensurabilidade ao sistema; a autonomia universitária, a liberdade de cátedra e o compromisso do servidor com a coisa pública; e a prevalência, na pesquisa, no ensino e na extensão universitária, de critérios e interesses acadêmicos sobre o interesse imediato do mercado.
Congresso: público já pode se inscrever
Estão abertas para o público em geral as inscrições para o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019, através do site http://www.congresso2019.ufba.br/
A expectativa da organização do Congresso é de que a edição deste ano, que acontece entre 29 e 31 de outubro, seja a maior já realizada.
Até agora, cerca de 8 mil pessoas já se inscreveram, e o total deverá superar os cerca de 13.500 inscritos do ano passado. As inscrições poderão ser feitas inclusive durante o evento.
Entre os inscritos até o momento, cerca de 300 são docentes e 112 são servidores técnico-administrativos – os demais são estudantes. A programação do evento deve ser publicada nas próximas semanas.