Laboratório da Universidade terá recursos municipais para custear exames à população

Download PDF
O Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular da UFBA realizou mais de 915 mil exames no período de um ano, conforme destaca o UFBA em Números 2019 (Ano Base: 2018)

O Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular da UFBA realizou mais de 915 mil exames no período de um ano, conforme destaca o UFBA em Números 2019 (Ano Base: 2018)

O Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular da UFBA (Labimuno), localizado no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), no Vale do Canela, receberá um investimento de cerca de 6,5 milhões de reais por ano da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para a realização de procedimentos especializados. O repasse será feito através de um convênio entre a Universidade Federal da Bahia e a Prefeitura de Salvador, firmado no dia 20 de dezembro do ano passado, visando a assegurar a oferta de diversos exames laboratoriais gratuitos para moradores da capital, contribuindo com a ampliação da rede de atendimento e diagnóstico.

Procedimentos de hematologia, bioquímica, urinálise, parasitologia, imunodiagnóstico, imunofenotipagem, triagem pré-natal e oncogenética estão entre os serviços que serão oferecidos através do Sistema Único de Saúde (SUS). O convênio “tem por objetivo integrar a instituição conveniada no Sistema Único de Saúde (SUS) e definir a sua inserção na rede regionalizada de ações se serviços de saúde, visando à garantia da atenção integral à saúde dos munícipes”, destaca o documento.

O coordenador do Labimuno, professor Roberto Meyer, do ICS, que também é superintendente do Sistema Universitário de Saúde da UFBA (Siunis), explica que o laboratório, criado em 1982, firmou seu primeiro convênio com SUS em 1992. A partir de 2005, com a determinação legal que passou a gestão SUS da esfera estadual para a municipal, a unidade passou a ser credenciada junto à prefeitura de Salvador para a oferta de exames. “Agora, firmamos um convênio com a inclusão de vários novos exames, definição de metas quantitativas e qualitativas, e a criação de comissões para avaliar a prestação dos serviços”, acrescenta.

O acesso aos procedimentos contratados será através de agendamentos realizados pela rede municipal e/ ou fluxos definidos pela Gerência Executiva de Regulação (GER), por meio do sistema de informação definido pela SMS, ressalvadas situações de emergência. Será assegurada a gratuidade das ações e dos serviços de saúde realizados no âmbito deste convênio aos usuários SUS. O prazo de vigência do convênio será de 12 meses, podendo ser renovado por igual período, até o prazo máximo de 60 meses.

O Laboratório do ICS oferece mais de 150 tipos de exames, entre dosagens de hormônios, marcadores tumorais, drogas contra rejeição de transplantes, sorologia para as principais doenças infecto-contagiosas, diagnóstico de síndromes e doenças raras, imunofenotipagem de hemopatias malignas, e detecção de mutações relacionadas com o câncer. No ano de 2018, foram realizados mais de 915 mil testes na unidade laboratorial.

O reitor João Carlos Salles e o coordenador do Labimuno Roberto Meyer

O reitor João Carlos Salles e o coordenador do Labimuno Roberto Meyer

Roberto Meyer lembra que o Labimuno foi pioneiro nos estudos de mutações relacionadas ao câncer. Foi também o primeiro no Norte/Nordeste do país a prestar o serviço de imunofenotipagem para diagnóstico de leucemia e linfoma, e de quantificação de células-tronco hematopoéticas para o transplante de medula óssea.

O Laboratório contribui junto aos programas de pós-graduação do ICS enquanto campo de pesquisa e centro de formação de recursos humanos, no nível técnico e de pesquisadores, conforme explica o seu coordenador. Além disso, ele ressalta a importância da oferta de exames especializados que normalmente não são oferecidos na rede pública. “O acesso aos exames, desde os mais simples aos mais complexos, repercute em melhorias para a saúde pública e para a qualidade de vida dos pacientes”, avalia o professor.

 

Instalações do laboratório localizado no Instituto de Ciências da Saúde, no Vale do Canela

Instalações do laboratório localizado no Instituto de Ciências da Saúde, no Vale do Canela

 Exames realizados

 Através do Convênio, serão ofertados exames nas seguintes áreas:

Imunodiagnóstico – utilizado para detectar anticorpos contra parasitas, fungos, bactérias, vírus, indicando a presença de uma resposta imune contra o agente específico.

Equipe da área de Imunodiagnóstico e Imunodosagens

Equipe da área de Imunodiagnóstico e Imunodosagens, coordenada pelo Dr. Robert Schaer

Imunofenotipagem – técnica utilizada para identificar qual o tipo exato de célula que compõe um determinado tecido, quando há dúvida diagnóstica na análise de biópsias.

Oncogenética – área da medicina que atua na análise de mutações gênicas e na identificação de pacientes com risco aumentado para desenvolvimento de câncer, fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce.

Hematologia – tem a função de estudar todos componentes relacionados ao sangue e aos órgãos onde o sangue é produzido, como a medula óssea, gânglios linfáticos e o baço. É responsável por diagnosticar e tratar das doenças do sangue.

Bioquímica – estudo dos processos químicos que ocorrem nos organismos vivos, analisando a estrutura molecular e função metabólica de proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos, etc.

Uranálise – grupo de exames químicos e microscópicos para análise da urina com fins de diagnóstico ou prognóstico de estados fisiológicos ou patológicos. Detecta produtos normais e anormais do metabolismo, células, fragmentos de células e bactérias na urina, e pode ser necessário na avaliação de distúrbios renais e urinários.

Equipe da Triagem Pré-natal

Equipe da Triagem Pré-natal, coordenada pela Dra. Betânia Toralles

Triagem pré-natal – integra dados ultra-sonográficos, informações clínico-obstétricas e exames laboratoriais. É fundamental para garantir o bom acompanhamento de mãe e bebê. Permite a detecção e o tratamento de doenças transmissíveis como Sífilis, HIV-Aids, Toxoplasmose e Hepatite B.

Parasitologia – estuda os parasitas, as doenças parasitárias humanas, seus métodos de diagnóstico e controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website