Chope com ciência: Salvador no festival internacional de palestras em bares

Download PDF
11295533_111620719170201_2210891116333492547_n

Pint of Science 2016, em São Carlos

Salvador participa pela primeira vez, neste ano, de um inusitado festival internacional de divulgação científica: o “Pint of Science”, três noites em que renomados pesquisadores trocam laboratórios, bibliotecas e escritórios por bares, restaurantes e cafés, onde irão conversar com o público sobre as mais recentes descobertas de diversas áreas da ciência. O evento está marcado para os dias 15, 16 e 17 de maio, em mais de 100 cidades de 10 países – 22 delas no Brasil. Em cada uma, inclusive Salvador, está sendo definido o time de cientistas e humanistas que vai conversar com quem estiver nesses dias nos bares envolvidos.

O evento tem como objetivo proporcionar debates interessantes, divertidos e relevantes em um formato acessível para o público, tocando em temas tão diversos quanto átomos, genes, vírus, cérebro, sociedade, tecnologia, sustentabilidade, planetas, galáxias etc. Pesquisadores da UFBA estarão na programação baiana, que tem à frente da organização o professor Denis de Melo Soares, vice-diretor da Faculdade de Farmácia da UFBA. A programação mundial do evento será divulgada no dia 27 de março.

“Pint” é uma unidade de medida usada no Reino Unido e nos Estados Unidos, que equivale a aproximadamente meio litro. Mas “Pint of Science” pode ser traduzido livremente como “Chope com Ciência”, uma vez que o “pint” é a medida mais comum da caneca de cerveja dos britânicos, os inventores do festival. Sem fins lucrativos, o “Pint of Science” acontece anualmente desde maio de 2013, é realizado por voluntários e foi criado por uma comunidade de estudantes de pós-graduação e de pós-doutorado, na Inglaterra.

nr-15-04-13-009

Pint of Science 2016, em Londres

Em 2012, dois pesquisadores do Imperial College of London – Michael Motskin e Praveen Paul – organizaram um evento chamado “Encontro com pesquisadores”, trazendo aos laboratórios dos cientistas pessoas acometidas por Mal de Parkinson, Alzheimer, doenças neuromusculares e esclerose múltipla, para mostrar a elas as pesquisas que estavam sendo realizadas. Então, eles pensaram: se as pessoas podem ir até os laboratórios se encontrar com os cientistas, por que os cientistas não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? E criaram o festival.

9 thoughts on “Chope com ciência: Salvador no festival internacional de palestras em bares

    • Vamos divulgar em breve pelos sites da UFBA e do próprio Pint of science.

  1. É uma pena que os nossos organizadores não empregaram aí a boa e velha criatividade brasileira ao traduzirem “pint”. Pra nós, cachaceiros de carteirinha, a melhor tradução seria “Uma Dose de Ciência”. A roda de conversa no bar ia ficar mais quente. Quiçá transfiram as monótonas aulas da ufba também pra lá.

    • Afe, que mau humor, credo! Eu adorei a tradução, já que faz o trocadilho com CONSCIÊNCIA, achei genial. Estarei lá, empolgadíssima para tomar umas e ouvi-los!

  2. Bom dia!
    Grupos de pesquisas da UFBA poderiam contribuir com sugestões?
    Ainda é possível?
    Muito obrigada!
    Eliana Mello

    • A programação está praticamente fechada, mas será muito interessante ter as sugestões, inclusive para a programação dos próximos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website