Debates, palestras, entrevistas, depoimentos, apresentações de trabalhos e intervenções artísticas são as principais formas de participação no primeiro Congresso Virtual da UFBA. As inscrições já estão abertas para o público em geral, através do site http://www.congresso2020.ufba.br/.
Os inscritos poderão participar do evento de três maneiras: apresentação de “pôsteres”, por meio de vídeos gravados de até 5 minutos; realização de mesas de discussão, entrevistas ou depoimentos ao vivo ou gravados, através de aplicativos de reunião e transmissão de eventos; e intervenções artísticas, através de múltiplos suportes: vídeo, audio, fotografia, entre outros. Os participantes inscritos receberão certificados.
Durante os dias do Congresso, de 18 a 29 de maio, parte dessas atividades será exibida ao vivo – como, por exemplo, os debates e entrevistas aceitos, que serão dispostos em uma grade de programação que será divulgada em breve, no site oficial do evento. Também será anunciada em breve a programação de atividades gravadas, que poderão ser acessadas a qualquer momento – caso das intervenções artísticas e dos pôsteres de estudantes bolsistas apresentando resultados de pesquisas, além de outras experiências em diversas áreas do conhecimento.
De acordo com o coordenador de Produção de Difusão da Pró-reitoria de Extensão, Guilherme Bertissolo, membro da comissão organizadora do Congresso Virtual, os trabalhos deverão ser inscritos e avaliados em fluxo contínuo, de modo que as atividades e seus conteúdos sejam disponibilizados ao público imediatamente após a aprovação. Inaugurado na sexta-feira, 24 de abril, o site do Congresso conta com um acervo de atividades de edições anteriores do evento, depoimentos e outros conteúdos que serão atualizados permanentemente ao longo das próximas semanas.
Todos os participantes devem, portanto, se inscrever no sistema do evento (http://www.inscricaocongresso2020.ufba.br/) e confirmar disponibilidade de participação durante o Congresso. Todas as atividades darão direito a certificados de participação, emitidos somente aos inscritos.
Saiba mais sobre cada uma das três modalidades de participação no Congresso Virtual:
Pôsteres de estudantes
Estão convidados a submeter pôsteres os estudantes bolsistas dos programas institucionais, bem como demais estudantes com trabalhos que se enquadrem na presente chamada.
A submissão dos trabalhos em formato de vídeo devem ser enviadas através de link privado de vídeo (YouTube ou outra plataforma de compartilhamento de vídeos), a ser incluído no campo “resumo” do trabalho. Os vídeos deverão ter até 5 minutos e seguir as recomendações elaboradas pela Superintendência de Educação à Distância (Sead), contendo três a cinco palavras-chave. (Clique aqui e veja dicas de gravação)
A submissão só poderá ser feita por quem já estiver inscrito no evento (http://www.inscricaocongresso2020.ufba.br/). No momento da inscrição, será solicitado o cadastro do orientador da pesquisa, que deverá dar seu aval à proposta.
Mesas e outras formas de discussão
Mesas (e outras formas de discussão, como palestras, webinários, entrevistas, etc.) podem ser propostas por membros da comunidade UFBA através deste formulário.
Não há restrição em relação à temática (o evento acolhe propostas de todas as áreas de conhecimento) e a realização pode ser ao vivo ou disponibilizada a partir de gravações.
As atividades de até 3 participantes terão duração máxima de 1h e aquelas com 4 ou mais participantes, 1h30. Todos os participantes devem se inscrever no sistema do evento (http://www.inscricaocongresso2020.ufba.br/) e confirmar disponibilidade de participação durante o Congresso.
Intervenções artísticas
Intervenções artísticas de qualquer natureza podem ser submetidas por membros da comunidade UFBA através deste formulário.
As propostas podem ser enviadas em formato de vídeo, áudio ou imagens (no caso de exposições virtuais) – outros formatos podem ser discutidos com a comissão organizadora, considerando sua viabilidade técnica.