O professor Michael Spitzer, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, fará a conferência de abertura, com o tema “Metahistória: Música, Emoção, Cognição”, no dia 18, às 15 horas. O professor, que inaugurou a série de Conferências Internacionais sobre Música e Emoção realizada em Durham, em 2009, explora em suas diversas publicações as interações entre teoria da música, filosofia e psicologia.
Na sequência, está programada uma sessão especial com a musicóloga Candace Brower (EUA), que fará uma análise atualizada do artigo de sua autoria “Uma Teoria Cognitiva do Sentido Musical”, 20 após o seu lançamento. A obra explica como a música carrega sentido através de variadas repetições e mapeamentos entre domínios baseados em esquemas de imagem.
“É um artigo seminal, que inaugura a trajetória da pesquisa na área da cognição musical”, afirma o professor da Escola de Música e Coordenador de Difusão da Extensão da UFBA Guilherme Bertissolo, coordenador geral do evento, apontando a influência do texto de Brower, referência para pesquisadores de todo o mundo. Participarão como debatedores, além de Bertissolo, Paulo Costa Lima (UFBA), Marcos Nogueira (UFRJ), Michele Santana Manica (UNIRIO), Mauro Windholz (Princeton University).
No dia 19, às 18 horas, a sessão especial será com o compositor e artista sonoro e de vídeo Bob Snyder (School of the Art Institute of Chicago/EUA), que abordará os sentidos do livro “Music and Memory” 20 anos depois do lançamento da obra, enfocando o texto que o autor produziu para o livro que será lançado no evento. A obra é considerada também um dos textos seminais nessa área do conhecimento. Sua produção enfoca as relações formais entre sons eletrônicos e imagens, usando sinais sintetizados visuais e de áudio como seu principal meio. Os debatedores serão Marcos Nogueira (UFRJ), Guilherme Bertissolo, Diana Santiago (UFBA), Luis Felipe Oliveira (UFMS) e Bibiana Bragagnolo (UFMT).
A conferência de encerramento acontece no dia 20, a partir das 18 horas, com o compositor e acadêmico Zvonimir Nagy (Duquesne University/Texas A&M University, EUA), que vai falar sobre a incorporação da criatividade musical, tema de livro de sua autoria em que oferece um olhar inovador para a natureza interdisciplinar da criatividade na composição musical. Suas composições são informadas pelas ciências cognitivas e computacionais da música e são moldadas pela tecnologia, espiritualidade e questões sociais.