Desafios do SLS foram muitos, mas estudantes e técnicos não abriram mão da busca por qualidade, apontam enquetes

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As dificuldades de estudar e trabalhar em regime remoto durante a pandemia são inegáveis. Mas, mais que elas, estudantes e técnicos da UFBA destacam a possibilidade de manter-se em atividade – ainda que em condições distantes do ideal e por meio de tecnologias e metodologias novas, um cenário desafiador –, sem deixar de buscar realizar suas tarefas com qualidade, em tempos de distanciamento social.

É esse o diagnóstico que apontam as respostas aos questionários de avaliação do Semestre Letivo Suplementar (SLS 2020) enviadas por estudantes e técnicos da UFBA. Participaram das enquetes 24,8% dos estudantes e 23% dos técnicos, bem distribuídos entre as unidades acadêmicas e, no caso dos técnicos, também entre os órgãos da administração central – amostras relevantes, ainda que numericamente aquém da dos professores (58%), segundo o coordenador de Avaliação Institucional da Supad, Jorge Sales. Os resultados das sondagens às três categorias acerca do SLS estão disponíveis no portal UFBA em Movimento.

Fonte: Enquete aos Estudantes

Fonte: Enquete aos Estudantes

“De maneira geral, as avaliações de estudantes e técnicos convergem com a dos professores. O que se nota é que a comunidade aceitou o desafio do SLS e avalia positivamente sua própria experiência, embora também relate altos níveis de cansaço e grande dificuldade para conciliar a rotina profissional e de estudos com as atividades domésticas. Isso nos sugere que o modo online é útil para enfrentar a pandemia, mas não deve ser o regime de atividades preferencial da Universidade em condições normais”, pondera Jorge Sales.

>>> Leia mais: Desafiador, Semestre Letivo Suplementar foi bem avaliado pelos professores

Semelhante ao que responderam os professores, mais de 90% dos estudantes e dos técnicos afirmam que, a persistir em 2021 o quadro de pandemia e a imprevisibilidade quanto ao surgimento de uma vacina ao alcance de todos, o próximo semestre letivo deverá ser total ou quase totalmente online.

técnicos - próximo semestre

Fonte: Enquete aos Técnico-administrativos

Estudantes

Entre os estudantes, chama atenção a avaliação majoritariamente positiva do ambiente virtual institucional, o novo AVA Moodle, modernizado pelas superintendências de Educação a Distância e de Tecnologia da Informação especialmente para o SLS 2020. Para 55,2%, o SLS 2020 “possibilitou experiências novas” e, para 46%, “incentivou novas metodologias de ensino. “Percebemos que as ações de capacitação online foram bem recebidas pela comunidade. Por isso mesmo, elas devem ser mantidas e aprimoradas”, acrescenta Sales.

estudantes - AVA

Fonte: Enquete aos Estudantes

Para 28,5% dos discentes, o SLS “contribuiu positivamente para sua formação”, ainda que 28,2% apontem que as “condições tecnológicas limitaram ou prejudicaram as atividades” e 19,9% digam que “as estratégias pedagógicas possíveis não proporcionaram bons resultados de aprendizagem”. Somente para 13,2% o SLS “não atendeu minimamente as expectativas de alunos e professores”.

Embora a pesquisa aponte um percentual pequeno de evasão das disciplinas ao longo do SLS, os dados são inconclusivos nesse aspecto – uma aferição mais precisa só será possível após o lançamento de notas pelos professores, ao final do semestre. Mas o coordenador de Avaliação destaca a proximidade entre as razões apontadas pelos estudantes que abandonaram e aqueles que nem chegaram a se matricular: dificuldade de acompanhar aulas (18,9%), impossibilidade de conciliar aulas e rotina diária (26,3%), inexistência de local adequado em casa para acompanhar atividades (10,2%) e falta de acesso à internet (9,3%) foram as razões mais apontadas.

Nesse sentido, a UFBA pretende ampliar a oferta de postos de estudo presenciais na Universidade, dentro dos protocolos de biossegurança recomendados pela autoridades sanitárias, no âmbito do projeto “Tendas Virtuais”; e também a oferta de chips de acesso à internet, demandados por pouco mais de 1.000 estudantes, número aquém da quantidade disponível.

Fonte: Enquete aos Estudantes

Fonte: Enquete aos Estudantes

Técnicos

A maior parte dos servidores técnico-administrativos destacou aspectos positivos do SLS, como a possibilidade de “novas experiências” (35,2%) e “novas metodologias de trabalho” (33,2%). Para 19,4%, o SLS “cumpriu o objetivo com bons resultados para a instituição como um todo”, ante 10% que apontaram que “as condições tecnológicas limitaram as possibilidades e prejudicaram atividades” e 2,2% que disseram que o SLS “não atendeu minimamente às expectativas dos técnicos”.

técnicos - experiência

Fonte: Enquete aos Técnico-administrativos

Outro dado importante diz respeito à carga de trabalho: para mais da metade, o volume de tarefas permaneceu igual (37,1%) ou reduziu (18%), enquanto 28,3% afirmem ter havido “discreto aumento de algumas tarefas” e outros 16,6% informem que o volume de atividades “aumentou muito”. Por outro lado, o coordenador de Avaliação da Supad sinaliza para a grande quantidade de respostas indicando patamares de ansiedade, cansaço e exaustão entre médio e muito alto.

“Ou seja, mesmo quando a quantidade de trabalho permanece a mesma, os graus de ansiedade e exaustão tendem a aumentar, por conta da necessidade de conciliar as atividades com a rotina doméstica – algo que o confinamento imposto pela pandemia agrava. Essa é uma característica do trabalho remoto, conforme aponta a literatura sobre esse assunto, que faz pensar que essa deve ser uma estratégia circunscrita ao enfrentamento da pandemia”, observa Jorge Sales.

técnicos - Cansaço

Fonte: Enquete aos Técnico-administrativos

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