Uma live beneficente proposta pela ação SOS Pop Rua para arrecadar alimentos, máscaras de qualidade e itens de higiene pessoal para proteção de populações vulneráveis de Salvador, como pessoas em situação de rua e jovens em situação de risco, aconteceu no dia 1º de maio, com transmissão no canal no Youtube do Programa Corra pro Abraço. A iniciativa em rede para a proteção e prevenção de vulneráveis de Salvador está arrecadando máscaras n95/kn95/pff2 ou máscaras de tecido e descartáveis que sigam os padrões de qualidade. Os itens de higiene pessoal podem ser sabonetes, álcool em gel, creme dental, escova de dente, shampoo, condicionador e absorventes. Podem ser doados ainda alimentos não perecíveis e valores em dinheiro para reversão em insumos.
O SOS Pop Rua é uma iniciativa do programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado da Bahia, em parceria com o projeto de extensão “Pega a Visão”, da Escola de Administração da UFBA, coordenado pelo professor Edgilson Araújo, e com um conjunto de movimentos sociais: o Movimento Nacional de População de Rua, Coletivo Solidários da Rua, Mouraria 53, Espaço Esse É Nosso, Biblioteca Comunitária Zeferina, Associação de Moradores de Plataforma, Projeto Ensinar é Aprender a Viver (Fazenda Coutos) e Associação de Moradores Nova República (Santa Cruz). As doações podem ser entregues na sede do Corra Pro Abraço – Ladeira da Independência, 247, Nazaré; ou na sede da Ong Comvida – Rua Curva do Vinícius, qd. 09, lote 13 , Itapuã.
O encontro virtual teve as presenças da cantora Luedji Luna e do produtor Ziati Franco, embaixadores da campanha, sob comando da estudante Bruna Fernandes, jovem integrante do Corra pro Abraço, com exibição de intervenções artísticas e diversas atrações musicais. Participaram nomes como Josyara, Dão, Panteras Negras, Giovani Cidreira, Aiace, Felipe Guedes, Amanda Rosa, Kuma França, Dainho Xequerê, Iane Gonzaga.
“A live é mais uma forma de mobilização, com o apoio dos artistas”, afirma o professor Edgilson, da Escola de Administração, que antecipa que o encontro virtual será também uma oportunidade para mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido e motivar as doações, que podem ser feitas durante o evento ou a qualquer tempo. Ele conta que a campanha tem o apoio de nomes da música brasileira, como Lazzo Matumbi e Emicida, que já gravaram depoimentos que serão exibidos junto com outras atrações musicais.
Edgilson chama atenção para a falta de máscaras para as populações de rua, citando o relato de uma pessoa que pegou uma máscara emprestada de outra para poder entrar em uma fila nos serviços de saúde. E cita ainda as dificuldades de acesso à água potável e itens de higiene para que se possa lavar as máscaras de tecido. Levantamento realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) aponta que cerca de 19 milhões de brasileiros estão passando fome durante a pandemia, e mais de 116 milhões vivem em situação de insegurança alimentar neste período.
De acordo com o coordenador do projeto, o “Pega a Visão” foi criado em 2016, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em parceira com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, tendo posteriormente migrado para a UFBA, onde iniciou uma série de ações em 2019, obtendo resultados e impactos sociais expressivos, além de várias produções tecnológicas.
O projeto desenvolve ações voltadas para o cuidado integral e a redução de danos para populações em situação de vulnerabilidade, principalmente, pessoas em situação de rua, jovens e custodiados. Atua na formação e capacitação na área de direitos humanos e promove intervenções sobre comunicação e direitos humanos, com a produção de filmes, podcasts, spots com linguagem acessível e cotidiana voltada para esses públicos, conforme explica Edgilson. No ano passado, foram lançados um livro e a série documental “Nas ruas das vidas” .