Criado no segundo semestre de 2018, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFBA em Camaçari (ICTI) está a caminho de formar a sua primeira turma do bacharelado interdisciplinar em ciência, tecnologia e inovação. Com um ciclo de 3 anos (6 semestres), o curso oferece 100 vagas anuais através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A expectativa é de que a conclusão da primeira turma aconteça no segundo semestre deste ano.
À frente do Instituto durante esse período, a professora Valterlinda Queiroz, agora ex-diretora, apresenta, nesta reportagem, um breve balanço dos desafios superados para estabelecer a nova unidade; e a nova diretora, Maiana Matos, que assumiu em maio, apresenta os próximos passos do ICTI, antecipando algumas novidades.
Mesmo com as dificuldades por conta da necessidade do distanciamento social, o ICTI manteve as atividades de ensino, pesquisa e extensão. As ações de extensão são mencionadas com entusiasmo no balanço realizado pela ex-diretora acerca do seu período à frente da unidade. Realizadas através de Ações Curriculares em Comunidade e Sociedade (ACCS), as iniciativas incluem parcerias com escolas públicas, para aproximar das universidades os estudantes do ensino médio, e projetos junto aos comerciantes locais do mercado municipal com objetivo de assessorar no plano de negócios. Durante a pandemia, vêm sendo desenvolvidas atividades com um grupo de empreendedores locais, com objetivo de dar maior visibilidade aos seus produtos nas redes sociais. Algumas atividades desenvolvidas nas ACCS não puderam acontecer em razão da crise sanitária.
O ICTI conta com o Núcleo de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas, formado por uma equipe composta por assistente social, pedagoga e psicóloga que, em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), viabiliza o desenvolvimento das ações, planos e políticas de assistência estudantil, ações afirmativas, além de apoio pedagógico e psicológico.
“O Instituto foi inaugurado em um momento difícil. De três anos para cá, as restrições orçamentárias foram muito grandes. Mas contamos sempre com o apoio da Universidade”, destacou a professora Valterlinda, ressaltando o investimento da UFBA na aquisição de equipamentos para montagem do laboratório de criação, inovação e linguagem – o “laboratório maker” – e os laboratórios de eletrônica, de fenômenos de transporte, de física e química.
A professora também ressaltou o apoio dado pela direção dos institutos de Física e de Química da UFBA quando o ICTI não dispunha de equipamentos e insumos para as primeiras turmas. Cita ainda que há uma demanda para a modernização dos laboratórios de informática. Conforme destacou, essas instalações contribuem na formação dos estudantes de um modo geral, integrando ensino, pesquisa e extensão.
“Espero que o Instituto seja uma unidade de ensino de referência para quem mora na Região Metropolitana de Salvador (RMS), para formar pessoas que possam atuar no setor produtivo local, regional e nacional”, diz Valterlinda, ressaltando que Camaçari abriga o maior complexo industrial do Estado da Bahia. Contudo, ela chama atenção para o cenário de crise atual no país e cita o recente caso de fechamento da fábrica da empresa automobilística Ford na cidade. Por fim, espera que os desafios sejam vencidos com objetivos de oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Próximos passos
A professora Maiana Matos, nova diretora do Instituto, que assumiu em maio deste ano, destaca que está em tramitação o projeto de criação de duas áreas de concentração no BI – estudos de engenharia e ciência dos dados – e que se encontra em discussão a abertura de um curso de pós-graduação em parceria com outras instituições de ensino.
Novos laboratórios de ciência dos materiais, realidade virtual e aumentada e prototipagem estão sendo planejados, antecipa a diretora. Também se encontra em fase final de conclusão o projeto pedagógico do curso de engenharia de produção, com oferta de 40 vagas, que está sendo elaborado por docentes e a pedagoga do ICTI com apoio de docentes da Escola Politécnica e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), além de suporte do Núcleo de Currículos da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd).
O projeto político-pedagógico em elaboração segue o modelo de formação em dois ciclos. Propõe-se que, após o ciclo inicial, com a conclusão do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação, os estudantes possam optar por continuar a sua formação com um segundo ciclo, na área da Engenharia de Produção. O acesso dos estudantes egressos do BI ao curso do segundo ciclo se dará via seleção interna. Serão admitidos, primeiramente, os egressos do BI-CTI do Campus de Camaçari; em segunda instância, os egressos de bacharelados interdisciplinares em ciência e tecnologia do campus da UFBA em Salvador; e, por fim, egressos de BI em ciência e tecnologia de outras instituições de ensino superior.
Atualmente o Instituto está sediado no prédio da Cidade do Saber, espaço cedido pela Prefeitura de Camaçari, onde ocupa dois andares para o desenvolvimento das atividades. Conta com uma estrutura de 4 salas de aulas, sala de professores, 9 laboratórios, 01 biblioteca e espaços para as atividades administrativas. Havia a expectativa de que a sede definitiva do campus fosse instalada no Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), o que não se concretizou. Está em discussão com a prefeitura de Camaçari a cessão de um terreno para as futuras instalações do campus.
O curso possui cerca de 180 alunos matriculados e conta com um quadro de 36 servidores, entre docentes e técnico-administrativos em educação. As linhas de pesquisa dos docentes da unidade contemplam temas como sustentabilidade, energia e tecnologias limpas, robótica, processamento de sinais, óptica integrada, matemática aplicada, química analítica, linguística, humanidades digitais, síntese e caracterização de materiais nanoestruturados, estatística multivariada e experimental, métodos de desenvolvimento de produtos, modelagem e otimização de processos, e sistemas elétricos de potência.
“Por conta da pandemia, os alunos não tiveram acesso ao acervo físico da unidade, mas algumas atividades da biblioteca foram mantidas de forma remota com a catalogação do acervo e divulgação das principais plataformas bibliográficas disponíveis no nosso sistema universitário de bibliotecas – Repositório Institucional, Portal de Periódicos e Livros digitais (Ebooks)”, destaca o relatório de gestão anual 2020. Nesse período, o atendimento aos estudantes foi realizado através do e-mail e das redes sociais da biblioteca.
Entre os destaques da produção científica de docentes do ICTI/UFBA no ano passado, foi lançada a edição inaugural da revista PENSCI, uma produção conjunta de discentes, docentes e técnicos que tem o objetivo de divulgar atividades do instituto e trazer para discussão temas de relevância para Ciência, Tecnologia e Inovação. A revista encontra-se disponível no site da unidade.
“A expectativa é possibilitar o desenvolvimento de pesquisa e ensino de qualidade e gratuito em Camaçari e RMS, beneficiando os estudantes e a comunidade”, diz Maiana Matos, que aponta também o papel decisivo da extensão para aproximar a comunidade da universidade, especialmente através das ACCS.