Murillo Guerra e Ricardo Sangiovanni
Em seu segundo semestre letivo realizado na modalidade online, a UFBA conseguiu praticamente retomar os patamares médios de oferta de componentes curriculares, turmas e matrículas. Resultado do grande esforço de professores, estudantes e técnicos para manter a Universidade em funcionamento em tempos de pandemia, o semestre 2021.1 também foi marcado pelos impactos negativos do trabalho e do estudo online, em um período de distanciamento social e confinamento quase obrigatórios, perceptíveis seja no represamento de teses e dissertações, seja nos relatos de estresse físico e psicológico. Ademais, tal cenário se agrava ante o quadro de asfixia orçamentária enfrentado pelas universidades federais, que já impacta as políticas de assistência estudantil da UFBA.
Essa é uma breve síntese de um relatório preliminar realizado pela Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Supad), que reuniu um conjunto de dados dos sistemas de gerenciamento acadêmico e informações das pró-reitorias em uma análise comparativa do semestre 2021.1 com períodos letivos anteriores. Foram consideradas três dimensões: Aspectos acadêmicos; Saúde e bem-estar da comunidade universitária; e Assistência estudantil.
Em 2021.1, foram ofertados 2.730 componentes curriculares e 7.515 turmas, números que estão muito próximos das médias registradas em 2018 e 2019, período anterior à pandemia. Em razão do caráter experimental do Semestre Letivo Suplementar (SLS), em 2020, os números foram menores, com oferta de 1.829 componentes e 5.037 turmas.
Em relação ao número de vagas oferecidas e preenchidas em componentes curriculares, a UFBA retomou a marca superior a 100 mil vagas preenchidas, após redução desse índice no SLS (69.732). De um total de 175.314 vagas oferecidas no primeiro semestre deste ano, foram preenchidas 124.532, patamar também dentro da média dos últimos semestres regulares. O número de alunos ativos e matriculados em 2021.1 é o maior dos últimos seis semestres, com um total de 30.137 alunos inscritos – embora ainda não haja um quantitativo de aprovações desistências, já que o período letivo ainda está terminando. Pelo mesmo motivo, ainda não há dados sobre formaturas em 2021.1, mas o relatório aferiu ainda que, no SLS, 808 estudantes se graduaram, enquanto 251 cumpriram a matriz curricular.
Na interpretação do coordenador de avaliação da Supad, Jorge Sales, esse aumento da oferta de componentes e das matrículas “mostra que o esforço da comunidade para se adaptar as atividades ao modo não-presencial surtiu efeito”, bem como indica “um maior domínio da comunidade em relação às novas tecnologias e de ensino” implantadas em larga escala subitamente, em função da pandemia.
Por outro lado, Jorge Sales observa que essas são apenas as atividades que puderam ser adaptadas ao modo não-presencial: “Não podemos esquecer as que não puderam: atendimento ambulatorial, estágios, atividades em bancadas de laboratório, aulas práticas…”, enumera. E afirma: “Para a Universidade, o prejuízo de funcionar dessa forma [não-presencial] é enorme para o ensino, a pesquisa e a extensão. Ainda não há dados sobre evasão no semestre 2021.1, mas há muitos relatos de sofrimento por estresse e sobrecarga de atividades de trabalho e estudo.” Em suma, afirma Sales: “Estamos ansiosos para retomar nosso funcionamento normal, no modo presencial, tão logo as condições sanitárias permitam”.
No contexto de enfrentamento à crise sanitária e do necessário distanciamento social, que resultou na decisão pela realização do semestre em curso de forma virtual, a Superintendência de Educação a Distância (Sead) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) atenderam a 2.961 solicitações de apoio técnico, incluindo chamados para orientação sobre criação e cópia de salas virtuais, acesso e orientações gerais sobre o Moodle, ambiente de ensino e aprendizagem online, e outros.
Mais artigos, menos defesas
Os dados da pós-graduação apontam, por um lado, aumento na quantidade de publicações e bom patamar de citações de artigos de pesquisadores da UFBA; por outro lado, queda da quantidade de defesas de teses e dissertações – o que indica o represamento das pesquisas de doutorandos e mestrandos, por falta de condição adequada para realização de pesquisas de campo e limitação de acesso a arquivos e bibliotecas, entre outros entraves.
Na pós-graduação, em 2021.1, foram 1.221 componentes curriculares e 800 turmas oferecidas, com 8.663 discentes matriculados, sendo 12.031 matrículas em disciplinas e 9.654 matrículas em atividades. Foram realizadas 244 defesas dissertações de mestrado, 110 teses de doutorado, além de 654 artigos publicados na Web of Science até o dia 04 de junho deste ano. Chama atenção que o número de artigos da UFBA registrados na plataforma em 2020, um total 1.734, superou os 3 anos anteriores.
Também foram mapeados 163 projetos da UFBA relacionados à covid-19, sendo a maior parte deles (54%) na área das Ciências da Saúde. A UFBA, inclusive, tem registrado 119 artigos publicados sobre o tema Covid-19 na Web of Science no período mencionado, estando na décima posição no ranking de produção científica que inclui instituições como a Fundação Oswaldo Cruz e o Hospital Israelita Albert Einstein. Estes artigos já receberam 585 citações.
Assistência estudantil e atendimento médico
Os programas e auxílios continuados de apoio à permanência contemplaram estudantes com total de 2.946 benefícios, sendo 1.299 para auxílio moradia, 455 para transporte, 1.132 para alimentação, 52 Apoio PNE, e 8 auxílio creche.
A universidade também tem atuado para promover a inclusão digital durante a pandemia com a distribuição de 90 equipamentos eletrônicos e 1.019 chips de conexão à internet, além de atender estudantes no projeto Tendas Virtuais, promovendo o acesso de estudantes em vulnerabilidade social a equipamentos e conexão de internet nos campi da Universidade, com observação das exigências sanitárias.
A concessão de 936 bolsas acadêmicas, sendo a maior parte delas (614) através do Programa Permanecer, são contabilizadas na análise, junto com as bolsas dos programas Sankofa (79) – voltado para políticas de assistência estudantil e ações afirmativas, direitos humanos e justiça; o projeto de apoio ao estudante com deficiência (10) e a campanha “Não deixe a violência passar de boa” (28), entre outras. Essas bolsas tiveram seu valor reduzido, em função da retração orçamentária imposta à UFBA na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021, de modo a manter a quantidade de estudantes beneficiados.
Em 2021, o Serviço Médico Universitário (Smurb) já registrou 6.816 atendimentos ambulatoriais de estudantes, 2.128 servidores (docentes e técnicos) e mais de 10 mil no total. Também consta no relatório registro de mais de 100 pacientes atendidos pelo Programa de Bem Estar e Saúde Mental da UFBA (PsiU).
Levantar essas informações sobre o funcionamento geral do semestre letivo teve como objetivo qualificar as experiências, avaliar as alternativas pedagógicas, os recursos tecnológicos utilizados pelos estudantes, professores e gestores para a realização das suas atividades, com o intuito de planejar e aperfeiçoar as ações futuras.