UFBA mantém suspensão de atividades presenciais, e semestre 2021.2 será novamente online

Download PDF

aprendizagem online

A UFBA realizará mais um semestre letivo na modalidade online, mantendo, assim, a suspensão das atividades presenciais de natureza acadêmica e administrativa iniciada em março de 2020. Resultado de deliberação do Conselho Universitário no dia 08 de junho, a decisão prioriza, uma vez mais, a proteção à vida de estudantes, professores, técnicos e terceirizados em face aos altos patamares de infecções, internações e óbitos causados pela pandemia do coronavírus, bem como à indisponibilidade de vacinas para todos os membros da comunidade universitária, sobretudo aos discentes.

O semestre 2021.2 irá de 09 de agosto a 06 de dezembro e repetirá o formato adotado nos dois últimos períodos letivos, com aulas online em quase todos os mais de 2.700 componentes curriculares oferecidos. A Resolução 03/2021 do Consuni prevê exceção apenas a alguns poucos itens de natureza prática, teórico-prática e teórica e prática considerados essenciais pelas unidades. Esses componentes devem se adequar aos protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano de Contingência e Biossegurança da Universidade e submetidos ao Comitê de Acompanhamento do Coronavírus da UFBA, tendo sua realização condicionada ainda à aferição de níveis de infeccções e ocupação hospitalar minimamente seguros.

Pela resolução do Consuni, 2021.2 será um semestre regular e especial, a exemplo do que ocorreu em 2021.1. Regular porque a prerrogativa de definir a oferta de disciplinas continua a cargo dos colegiados, instância acadêmica responsável por aferir e procurar atender à demanda dos estudantes, em diálogo com os departamentos e, em tempos de pandemia, com o Comitê de Acompanhamento do Coronavírus. Mas será, mais uma vez, um semestre especial, na medida que a oferta de disciplinas não poderá ser normal, tendo em vista as limitações de ordem tecnológica, de condições laborais e de acessibilidade impostas pela pandemia ao trabalho e estudo à distância. Assim, o semestre 2021.2 não contará para o tempo máximo de conclusão dos cursos e permite a desistência de disciplinas a qualquer tempo, tendo em vista que boa parte do corpo discente não reúne condições adequadas de estudo em casa.

A decisão do Consuni foi, mais uma vez, resultado de amplo e franco diálogo com as unidades universitárias e as três categorias, realizado em visitas de representantes da Administração Central a congregações e entidades de representação, além de consubstanciado por dados concretos aferidos pela Administração Central.

Apresentados ao Conselho, esses dados dão conta de que, no semestre 2021.1, a UFBA conseguiu praticamente retomar a quantidade média de vagas, componentes e matrículas ofertados na modalidade presencial. Por outro lado, os números evidenciam impactos negativos, como, por exemplo, o represamento de defesas de teses e dissertações, resultado da impossibilidade de realizar atividades de campo durante a pandemia; e os danos à saúde física e psicológica da comunidade universitária, efeito do confinamento prolongado e da sobrecarga de atividades profissionais, estudantis e domésticas. Ainda em versão preliminar, tendo em vista que o semestre 2021.1 ainda não se encerrou, o relatório aponta ainda o grande esforço de auxílio e capacitação aos docentes e os impactos dos cortes orçamentários à política de assistência estudantil da UFBA.

Leia mais sobre o relatório preliminar de avaliação do semestre 2021.1 na reportagem do Edgardigital.

Leia a Resolução 03/2021 do Conselho Universitário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website