Sead lança novos tutoriais para configuração de funcionalidades no Moodle

Download PDF

Novas Trilhas

Uma coleção de 16 vídeos tutoriais, contendo animações lúdicas sobre como configurar os elementos mais utilizados na plataforma virtual de aprendizagem Moodle UFBA, compõe a nova trilha formativa “Moodle e suas Funcionalidades”, do programa de formação continuada voltado a professores e técnicos da UFBA. A nova trilha foi lançada nesta semana pela Superintendência de Educação a Distância (Sead), que coordena a ação.

Funcionalidades como autoinscrição de estudantes; inserção de usuários, arquivos, vídeos e tarefas; restauração de arquivos e configurações gerais, de recursos, de atividades e de grupos podem ser encontradas no Portal UFBA em Movimento. “A nova trilha traz um passo a passo com orientações práticas sobre como editar, criar ou configurar conteúdos”, explica a superintendente de Educação a Distância, Márcia Rangel.

Para assistir aos vídeos, cuja duração varia de 2 a 4 minutos e 30 segundos, não é necessário realizar inscrição, pois eles são totalmente abertos e intuitivos, disponibilizados a partir do Canal de “Treinamento SEAD” no Youtube. “A nossa pretensão é atingir os professores que ainda tenham dúvidas sobre certas funcionalidades e, ao mesmo tempo, deixar aberto para toda a comunidade universitária. A nossa meta é qualitativa, não quantitativa”, afirma Rangel.

Canal - Treinamento SEAD UFBA - Youtube

Siga o canal de Treinamento da SEAD/UFBA, criado recentemente no Youtube.

Por isso, a superintendente destaca que essa nova trilha oferece como principal benefício aos professores e técnico-administrativos a possibilidade de “escolher, entre os diversos tutoriais, quais ferramentas eles têm interesse em aprender a utilizar, organizando a formação de acordo com a disponibilidade e interesses”.

Márcia Rangel lembra que a produção do material nasceu da “necessidade de disponibilizar ferramentas para formação continuada dos professores e servidores técnico-administrativos da Universidade, na área de Tecnologias Digitais e que permitam uma melhor utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na UFBA, especificamente no Moodle”. Ela afirma que “à medida que forem identificas novas demandas, produziremos novos vídeos, abordando mais funcionalidades e atualizaremos as trilhas”.

O processo de produção dos vídeos durou cerca de 30 dias, entre concepção, edição, validação e publicação e envolveu uma equipe multidisciplinar, composta por roteirista; especialistas no Moodle da equipe de atendimento da Sead; designer; videografista; coordenadores de AVA (ambiente virtual de aprendizagem), pedagógico e de tecnologia, além do pessoal de apoio técnico e administrativo.

Confira as temáticas dos vídeos:
* Autoinscrição dos estudantes;
* Configuração da Sala;
* Inserindo usuários;
* Função importar modelos;
* Função restaurar modelos;
* Tutorial básico inserir arquivos;
* Como inserir vídeos do Youtube;
* Inserir sala do Big Blue Button ;
* Configurar recurso Pasta de arquivos;
* Configurar atividade Tarefa;
* Configurar atividade Questionário;
* Configurar atividade Fórum;
* Configurar Glossário;
* Configurar Grupos;
* Configuração de Tópicos e
* Inserindo link do Google Meet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website