Atento à saúde da comunidade, Serviço Médico da UFBA não parou durante a pandemia

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O Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (Smurb) da UFBA continua firme no propósito de cuidar bem da saúde da comunidade UFBA. Durante os atendimentos remotos, por exemplo, servidores ou estudantes que têm necessidade de atendimento presencial, a depender do caso, ou que necessitam de relatórios ou receitas que não podem ser disponibilizados através de certificação digital, podem ser atendidos presencialmente.

A diretora do Smurb, Tânia Bulcão, afirma que, em que pesem alguns problemas estruturais e as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, “não houve interrupção do atendimento presencial no Smurb e o percentual desta modalidade de atendimento tem aumentado gradativamente, na medida em que o quadro sanitário no estado e no país apresenta melhora nos indicadores, e na medida em que os ajustes na estrutura física do Smurb, necessários ao contexto de pandemia, são feitos.”

O Smurb é uma unidade do Sistema Universitário de Saúde (Siunis) da UFBA encarregada de formular, implementar, executar e monitorar as ações da saúde, de prevenção de agravos à saúde, de vigilância em saúde e segurança no trabalho.

Através do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (Siass) – ou seja, da perícia federal oficial em saúde – , o Smurb promove ações médicas e/ou odontológicas com o objetivo de avaliar, com instrumentos e atividades periciais, o estado de saúde do servidor e a necessidade de afastamentos para tratamento da sua própria saúde ou para acompanhamento da saúde de familiares, além de avaliação pericial para fins de benefícios previstos por normativas federais para o servidor público. Compete ainda à equipe de peritos do Smurb a avaliação em saúde de candidatas/os ao ingresso na UFBA por meio do Sisu para pessoas com deficiência (Sisu/PCD).

Tânia Bulcão atenta para o fato de que “o Smurb, que completará 70 anos em 2021, é a única unidade do Siunis que presta atenção à saúde, de modo exclusivo, da comunidade universitária. Isso significa dizer, continua ela, que não há, no Siunis, uma rede estruturada de atenção à saúde à qual se possa referenciar as usuárias e os usuários deste serviço quando a demanda, que cresce a cada semestre em quantitativo e em complexidade, é excessivamente maior do que a estrutura humana e instrumental de que a unidade dispõe”.

Tânia destaca ainda que a UFBA possui hoje uma população de cerca de 52 mil pessoas entre estudantes – cerca de 40 mil – e trabalhadores, entre servidores e terceirizados, e que o Smurb conta, atualmente, com apenas 147 servidores da UFBA e 09 trabalhadores terceirizados. Dessa equipe, 54% são profissionais de saúde que se distribuem entre as atividades de atendimento em consultório; atividades periciais, incluindo a perícia domiciliar em que o perito se desloca até a residência do servidor; avaliações de capacidade laborativa; avaliação de ambientes de trabalho e de eventual exposição de trabalhadores aos riscos ambientais; avaliação de candidatos Sisu/PCD por equipe multiprofissional em saúde e peritos; entre outras atividades. Por suas vertentes assistenciais, periciais e administrativas relacionadas à saúde, o Smurb é demandado por todas as unidades da UFBA.

“Diante desse contexto, sugere Bulcão, torna-se necessário um debate ampliado sobre um projeto possível de atenção à saúde da comunidade universitária e o que, nesse projeto, será de competência do Smurb, considerando os seus limites humanos e estruturais. Essa conquista da UFBA necessita ser preservada, avalia Tânia, mas precisa ser repensada para melhor atender às necessidades de atenção à saúde que competem a uma instituição de ensino que tem milhares de trabalhadores e trabalhadoras expostos, em menor ou maior grau, aos riscos provocados pelo trabalho, sejam professoras, professores ou técnico-administrativos e uma grande parcela de estudantes em situação de vulnerabilidade social”.

“Para uma das diversas atividades executadas no Smurb, ou seja, as consultas ambulatoriais, um dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde pode nos inspirar para atendermos melhor em um contexto lamentável de corte orçamentário, por parte do governo federal, para as Universidades Públicas: o princípio da equidade que norteia as políticas de saúde pública brasileira”, finaliza a diretora.

Durante a pandemia

Desde o mês de abril de 2020, início da pandemia pelo SARS-CoV-2, a oferta de serviço no Smurb passou a ser feita de modo remoto, em maior proporção, e presencial, quando necessário. Foram criados e-mails disponibilizados à comunidade UFBA para que servidores e estudantes tivessem um canal diário de comunicação com a equipe de profissionais. Além do agendamento por e-mail, no início deste ano foi disponibilizado um ramal telefônico para pessoas com idade a partir dos 65 anos, o 71 3283-8704.

Equipe do Smurb visita residências universitárias. (foto:Divulgação/Smurb)

O teleatendimento em saúde está assegurado por normativa das autarquias que regulam o trabalho em saúde, por exemplo: os atendimentos remotos pela equipe médica são realizados de acordo com a Resolução Nº 56, DE 1º de abril de 2020, que regulamentou a telemecidina durante a pandemia de SARS-CoV-2.

EM 2020:

Atendimentos em saúde – consultas remotas e presenciais
ANO VÍNCULO QUANTITATIVO
2020 ESTUDANTE 12.520 (52,5%)
SERVIDOR – ativo e aposentado 5.612 (23,5%)
DEPENDENTE 3.929 (16,5%)
OUTROS 1.783 (7,5%)
TOTAL 23.844

EM 2021:

Atendimentos em saúde – consultas remotas e presenciais

 

ANO 2021 VÍNCULO QUANTITATIVO Presencial
Janeiro a julho ESTUDANTE 9.499 (67,7%) 1.282
SERVIDOR – ativo e aposentado 2.780 (19,8%) 640
DEPENDENTE 1.147 (8,2%) 228
OUTROS 606 (4,3%) 155
TOTAL PARCIAL DE 2021 – janeiro a julho. 14.032  

2.305

     

 

ESPECIALIDADES COM MAIOR PROCURA/2021

PSIQUIATRIA (janeiro a julho de 2021)
VÍNCULO QUANTITATIVO Atendimento presencial
ESTUDANTE 1.329 (66,4%) 465
SERVIDOR 473 (23,62%) 172
DEPENDENTE 122 (6%) 37
OUTROS 78 (3,9%) 34
TOTAL 2002 708

 

 

PSICOLOGIA janeiro a julho de 2021 (teleconsulta +teleatendimento)
VÍNCULO QUANTITATIVO
ESTUDANTE 1.887 (80%)
SERVIDOR 441 (18,7%)
DEPENDENTE 12 (0,5%)
OUTROS 19 (O, 8%)
TOTAL 2.359

 

 

GINECOLOGIA janeiro a julho de 2021
VÍNCULO QUANTITATIVO PRESENCIAL
ESTUDANTE 1.206 (78%) 204
SERVIDOR 121 (7,8%) 98
DEPENDENTE 134 (8,7%) 36
OUTROS 83 (5,4%) 11
TOTAL               1.544

 

HOMEOPATIA – janeiro a julho de 2021
VÍNCULO QUANTITATIVO PRESENCIAL
ESTUDANTE 596 (66%) 71
SERVIDOR 227 (25%) 21
DEPENDENTE 68 (7,5%) 6
OUTROS 17 (1,9%) 3
TOTAL 908

 

CLÍNICA – janeiro a julho de 2021
VÍNCULO QUANTITATIVO PRESENCIAL
ESTUDANTE 561 (69%) 65
SERVIDOR 112 (13,8%) 63
DEPENDENTE 100 (12,3%) 53
OUTROS 37 (4,6%) 34
TOTAL 810 215

 

Projeto realizado em julho de 2021

Monitoramento telefônico

Serviço de monitoramento telefônico estruturado e executado pela equipe de Enfermagem para estudantes da UFBA que se cadastraram, a partir do ano passado, no Smurb. São, até o momento, 2.693 novos cadastros de estudantes desde o início da pandemia. Esse projeto permanecerá em atividade enquanto o contexto sanitário exigir protocolos de segurança contra a disseminação e contaminação pelo Coronavírus e suas variantes e, a depender dos resultados, deverá permanecer como uma prática de rotina do serviço.

O endereço para entrar em contato por e-mail com o Serviço de Enfermagem do SMURB é enf.smurb@ufba.br

Projetos para 2021.2

Avaliação em saúde e exames médicos periódicos para servidores da UFBA. O projeto para a retomada dos exames médicos periódicos prevê a convocação em etapas por áreas, conforme o organograma da UFBA. Os servidores lotados nas unidades da Área II, totalizando 2041 trabalhadores, serão os contemplados na primeira etapa conforme cronograma a ser divulgado oportunamente.

Núcleo de Atenção Integral à Saúde.

Composto por equipe multiprofissional – psicólogas terapeuta ocupacional, enfermeiras, médicas homeopatas, médica especialista em acupuntura e especialistas em outras práticas previstas na Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde/PICS – este Núcleo objetiva oferecer ações interdisciplinares para ampliar o acesso dos estudantes e servidores à assistência em saúde mental, promovendo um espaço de cuidado e autocuidado com abordagens que contemplem a interação entre o corpo e a mente nos processos de saúde/doença.

Histórico

Criado pelo médico Rubens Brasil Soares na gestão do reitor Edgard Santos, o então Serviço Médico Universitário (SMU) foi instalado, em 1952, nas dependências da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o objetivo de prestar assistência à saúde dos estudantes.

Em 1965, o atendimento foi estendido aos servidores da Universidade, docentes e técnicos-administrativos. Em 1985, o SMU passou a ser denominado como Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (Smurb) em homenagem ao seu fundador. Nesse mesmo ano, os dependentes dos servidores e os servidores aposentados também foram incorporados como população assistida pelo Smurb.

Em janeiro de 2011, na gestão da reitora Dora Leal Rosa e da então diretora do Smurb, a enfermeira Maria Luiza Dias dos Santos, foi celebrado o Termo de Acordo de Cooperação Técnica que instituiu a Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal na Universidade Federal da Bahia, Siass/UFBA, no Smurb.

A habilitação dessa unidade levou à ampliação da população assistida pelo Serviço já que passou a atender servidores de outros órgãos públicos federais através de Acordo de Cooperação Técnica com a UFBA.

Em agosto de 2016, o Smurb passou a fazer parte do Sistema Universitário de Saúde – Siunis – da UFBA, após aprovação do Regimento Interno deste Sistema pelo Conselho Universitário.

O Smurb funcionou durante muitos na Rua Caetano Moura, no bairro da Federação. Na gestão do reitor Naomar de Almeida Filho, o Smurb passou a ocupar um espaço no Ambulatório Magalhães Neto/AMN, cedido pelo Hospital Professor Edgard Santos/Hupes, no barro do Canela.

 

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