Plano de Biossegurança orienta ações de retomada presencial de atividades da Administração Central

vacina

A Universidade Federal da Bahia elaborou um Plano de Biossegurança especialmente direcionado a orientar a retomada presencial das atividades administrativas nos órgãos da Administração Central, no contexto da pandemia da Covid-19. O objetivo é orientar os dirigentes, servidores e colaboradores na formulação dos protocolos específicos de funcionamento e na preparação dos ambientes de trabalho, com vistas ao retorno gradual às atividades presenciais em pró-reitorias, superintendências, coordenações e demais setores e serviços ligados à Administração Central. O Plano foi apresentado em reunião do Conselho Universitário da UFBA em 14 de outubro de 2021

A queda progressiva de casos confirmados e de óbitos pela Covid-19, a redução sustentada da ocupação de leitos hospitalares de UTI adulto para a doença e o aumento da cobertura vacinal contra o coronavírus foram as três principais características da evolução atual da pandemia em Salvador e na Bahia consideradas para caracterizar o que, no momento, se apresenta como uma situação sanitária  favorável ao retorno as atividades administrativas presenciais, obedecendo aos requisitos de biossegurança previstos no plano de contingência que a UFBA acaba de lançar.

Tal retomada deverá se orientar, portanto, pelo conhecimento científico acumulado acerca da evolução da pandemia no Brasil no mundo. Nesse sentido, deverão ser observadas a imunização completa e as medidas de biossegurança visando à proteção individual e coletiva, a exemplo da obrigatoriedade do uso de máscara e de outros equipamentos de proteção individual (EPIs), a manutenção de parâmetros de distanciamento, a dispersão de pessoas e redução do tempo de permanência no ambiente de trabalho, além dos hábitos de higiene, desinfecção e limpeza individual e ambiental, com ventilação natural e exposição à luz do solar.

Elaborado pelo Comitê de Assessoramento do Coronavírus UFBA, coordenado pelo epidemiologista e professor do Instituto de Saúde Coletiva Eduardo Mota, o plano de contingência afirma que “desde 2020, vários setores da UFBA realizam atividades presenciais, como ensino prático em laboratórios, atividades de pesquisa, estágios e viagens de campo, em caráter excepcional e de acordo com protocolos específicos de biossegurança. Esta experiência tem demonstrado que é possível realizar atividades presenciais com segurança, em especial no momento em que a vacinação contra a Covid-19 tem demonstrado resultados favoráveis à redução dos riscos de transmissão, infecção e doença”.

Leia aqui o Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança da UFBA para realização de atividades presenciais dos Órgãos da Administração Central da UFBA.