CEE

Imagem do Centro Esportivo Educacional da UFBA que ganhará nova pista de atletismo.

A reforma da pista de atletismo do Complexo Esportivo e Educacional (CEE) da UFBA, com inserção de novos equipamentos e construção de vestiários, será possível graças a um Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural firmado entre a Universidade, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Federação Baiana de Atletismo (FBA).

A celebração da assinatura desse acordo aconteceu em reunião virtual realizada na manhã da última quinta-feira, 02 de dezembro, que contou com as presenças do vice-reitor da UFBA, professor Paulo César Miguez de Oliveira; do secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre-BA), Davidson Magalhães; do diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, e do representante da FBA, Paulo Quadros.

Com a afirmação da ação, o vice-reitor Paulo Miguez entende que “o Estado, a Federação Baiana de Atletismo e o mundo dos esportes reconhecem a importância que essa casa [a UFBA] tem. Pois, num momento em que sofremos vários ataques, a melhor resistência é avançando e celebrando parcerias como essa”.

Captura de Tela 2021-12-02 às 11.12.59Nesse sentido, “o termo de cooperação tem uma simbologia grande, devido à importância da construção e revisão de equipamentos de esporte e lazer, com a instalação da pista de atletismo, totalmente custeada pelo Governo do Estado da Bahia”, disse o diretor geral da Sudesb, Vicente Neto. “A parceria com o esporte universitário é importante para deixar um legado de incentivo e promoção ao esporte, neste momento em que as universidades enfrentam um estrangulamento financeiro”, acrescentou o secretário Davidson Magalhães.

Além de beneficiar a comunidade universitária, “este convênio é muito importante para o esporte baiano, em particular os praticantes de atletismo em Salvador, pois ganharemos um equipamento de primeiro padrão, que é inexistente em nossa cidade, no momento”, afirmou o chefe do CEE – que faz parte da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) – e coordenador do projeto, Mario Sergio Nascimento Silva. Por isso, o representante da FBA, Paulo Quadros, declarou que o acordo é motivo de “muito orgulho”.

Junto com a implementação de um novo piso sintético emborrachado e a construção de vestiários, haverá também a colocação de outros equipamentos para a prática de atletismo, como plataforma para lançamento de dardo, martelo, peso e disco, pista e caixa de salto à distância, acrescentou o responsável pelo CEE. Mario Sérgio destacou que já estão sendo feitos os detalhes com as equipes que executarão as obras, e a expectativa é que comecem nos próximos dias, pois a entrega está prevista para acontecer em 2022.

Além de servir para auxiliar na capacitação dos futuros profissionais de educação física em formação na universidade, o acordo técnico define que o objetivo da parceria para a reforma do CEE “é o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para a difusão da importância das práticas corporais/esporte para a prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida e da saúde, no âmbito das funções institucionais e acadêmico da UFBA que constituem a contrapartida da reforma da pista de atletismo do Complexo Esportivo da UFBA”.

Atividades em contrapartida

Pelo investimento que será realizado pelo Governo do Estado, o acordo prevê uma contrapartida da Universidade, além da formação de futuros profissionais de educação física. Caberá à UFBA a promoção de atividades esportivas e de qualidade de vida, envolvendo crianças, jovens, adultos e portadores de deficiência.

Além da comunidade interna da UFBA, devem ser beneficiadas algumas comunidades adjacentes ao entorno da Universidade, como Calabar, Alto das Pombas e São Lázaro. As ações serão coordenadas e desenvolvidas em parceria com o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Proae, que ficará responsável pela criação de escolas de iniciação esportivas em oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, vôlei, handebol, futvolei e vôlei de praia.

O convênio também permitirá a implantação de projetos e programas que terão o Centro Esportivo como campo de pesquisa, envolvendo estudantes do curso de educação física. Grupos do esporte universitário utilizarão as dependências do CEE para realizar e desenvolver os treinamentos das equipes que representam a UFBA em competições locais, regionais e nacionais, todas elas acompanhadas pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Proae.

O CEE da UFBA está localizado na Avenida Oceânica, em Ondina, e foi construído no final da década de 1970, com o objetivo de servir de espaço para a aplicação da legislação que, em 1971, tornou a educação física disciplina obrigatória nos três níveis de ensino.

Um comentário em “Parceria entre UFBA, Sudesb e Federação de Atletismo possibilitará reforma do Centro Esportivo de Ondina

1. Parabéns aos órgãos envolvidos no projeto da pista sintética de atletismo da UFBA visto que será um incentivo à prática esportiva, inclusão social e oportunidade de treinamento em condição de igualdade com as demais capitais do Nordeste, que há tempo já têm pista sintética, para os atletas amadores e profissionais bem como com as demais regiões do Brasil. Demorou, mas, agora vai!