Vai começar o Congresso dos 75 anos da UFBA. Participe!

WhatsApp Image 2021-12-03 at 16.39.36

O Congresso que comemora os 75 anos da UFBA começa nesta segunda-feira, 06 de dezembro, às 14h30, e se estende por toda a semana com cerca de 1.150 mesas, 2.200 vídeo-pôsteres e 165 intervenções artísticas. É o sétimo e maior evento dessa natureza já realizado na Universidade. (Saiba mais, abaixo, sobre a programação da Abertura do Congresso.)

As inscrições continuam abertas e podem ser efetuadas no site do evento: congresso75anos.ufba.br. Qualquer pessoa pode se inscrever. Na página também estão a programação do evento e modelos de cards para que os participantes das mesas possam confeccionar cards divulgando suas atividades. A organização do evento informa que não é possível divulgar previamente os links diretos para acesso às salas onde cada mesa acontece, porque a programação é automatizada e pode sofrer alterações a qualquer momento. Recomenda-se que o acesso às salas seja feito através do site do Congresso.

A organização chama atenção também para a necessidade de que os participantes iniciem suas atividades com pontualidade e respeitem o tempo estipulado para cada mesa. Neste ano, com o aumento do número de atividades da programação, o intervalo entre as atividades foi reduzido, de modo a acomodar a maior quantidade possível de propostas nas 35 salas virtuais do evento. A atenção aos horários também se faz necessária para evitar sobrecarga de trabalho às centenas de técnicos e monitores que atuam nos bastidores do evento.

Em 413 páginas, a programação traz os nomes dos aproximadamente 6 mil membros da comunidade universitária que participarão diretamente das atividades do Congresso – estimativa que supera 10% das mais de 50 mil pessoas que integram a comunidade UFBA, entre professores, estudantes, técnicos e terceirizados.

Entre os convidados de fora da Universidade estão personalidades de expressão nacional da ciência, da cultura e das artes, além de mais de 30 dirigentes de universidades e entidades científicas de todo o país.

WhatsApp Image 2021-11-19 at 16.10.42

Abertura

A Abertura do Congresso acontece na tarde do dia 06, com destaque para conferência magna “Democracia e Cosmopolitismo”, que será proferida pelo filósofo Francis Wolff, da École Normale Supérieure (Paris), às 16h30. Intelectual francês de grande expressão na contemporaneidade, Wolff é autor de “Pensar com os Antigos (Unesp), “Nossa humanidade: de Aristóteles às neurociencias” (Unesp), “Três utopias contemporâneas” (Unesp) e”Não existe amor perfeito” (Sesc), entre outros livros. (Leia mais aqui.)

A cerimônia, que será realizada virtualmente, ainda em função dos protocolos de distanciamento social impostos pela pandemia, será iniciada às 14h30, com uma mesa composta por personalidades e autoridades locais.

Em seguida, às 15h, acontece o ato “Educação contra a Barbárie: a luta das entidades nacionais”, coordenado pelo reitor João Carlos Salles, com as participações de Bruna Brelaz (União Nacional dos Estudantes), Flávia Calé (Associação Nacional de Pós-Graduandos), Luiz Davidovich (Academia Brasileira de Ciências), Marcus David (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Superior), Nilton Brandão (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Proifes), Renato Janine Ribeiro (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Rivânia Moura (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – Andes), Toninho Alves (Federação de Sindicatos De Trabalhadores Técnico- Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas Do Brasil – Fasubra).