Edital de Oferta Tecnológica permitirá parcerias para exploração de tecnologias desenvolvidas na UFBA

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) e a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG) publicaram extrato de Oferta Tecnológica (edital 05/2021), com a finalidade de disponibilizar os direitos exclusivos de uso e exploração de tecnologias desenvolvidas pela UFBA. “Dentre as opções previstas em lei, a modalidade de transferência de tecnologia escolhida pela UFBA foi a de licenciamento, isto é, cessão temporária dos direitos de exploração da criação”, explica André Garcez Ghirardi, coordenador no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Um protetor solar feito a partir das folhas da planta popularmente conhecida como “Maracujá do Mato” e um produto que se mostrou eficaz para o tratamento de melasmas – manchas na pele de difícil tratamento, que atingem boa parte da população – e que também pode ser utilizado para peelings químicos, são algumas das ofertas constantes do edital. Também é disponibilizada pela universidade a tecnologia que permite o uso de moléculas como marcadores de combustíveis para detecção de sua adulteração. “A técnica utiliza compostos orgânicos fluorescentes nunca usados anteriormente como este tipo de marcador, apresentando as vantagens de ser mais barata, mais robusta e poder identificar qualquer tipo de adulteração e ser feita no local da amostragem”, destaca o documento.

Segundo o coordenador André Ghirardi, ao publicar o Extrato de Oferta Tecnológica, a UFBA cumpre o disposto sobre transferência de tecnologia no Novo Marco Legal de Ciência e Tecnologia. “Especificamente, a UFBA atende ao disposto no Artigo 6º da Lei 10.973/2004, que dispõe sobre a outorga do direito de exploração de criação desenvolvida pela universidade. Com isso, a Universidade abre um caminho adicional de colaboração com empresas do setor privado, além daquele tradicionalmente praticado, ou seja, convênios com interveniência das fundações de apoio”, acrescenta.

O licenciamento de tecnologia terá por objeto a exploração das tecnologias com exclusividade, em território brasileiro e exclusivamente para as aplicações originais das tecnologias. As empresas interessadas nas ofertas devem realizar a entrega da proposta (manifestação de interesse) até o dia 30 de março 2022, pelo e-mail: inova@ufba.br ou presencialmente, no endereço: Rua Basílio da Gama, 6/8, Canela, Salvador – BA, 40110-040 (sendo necessário prévio agendamento para entrega presencial). O cronograma completo e mais informações estão disponíveis na página do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFBA: www.nit.ufba.br

Confira a descrição das tecnologias ofertadas e respectivos requerimentos de propriedade intelectual:

lista2