Priorizando a vida e a segurança sanitária da comunidade universitária, a retomada das atividades presenciais na UFBA seguirá uma série de orientações de combate à Covid-19. São novos desafios à comunidade acadêmica, que tem nas decisões do Conselho Universitário (Nº 07/2021; Nº 01/2022) uma espécie de bússola, já que elas contêm as diretrizes que deram origem ao conjunto de recomendações e procedimentos para o retorno aos espaços físicos da Universidade no semestre letivo 2022.1.
Fazer cumprir as resoluções do Conselho universitário, seguindo as recomendações do Plano de Contingência e Biossegurança da UFBA, é dever de todos os membros da comunidade universitária. Os servidores docentes e técnico-administrativos, e também os contratados terceirizados, têm papel fundamental para que as orientações para o retorno seguro sejam efetivamente cumpridas. A principal delas é a vacinação: somente pessoas que apresentem comprovação do ciclo vacinal completo (com uma ou duas doses, e eventualmente dose de reforço) poderão realizar atividades presenciais dentro dos campi.
Controle vacinal: um processo que começou em janeiro
A contribuição dos docentes será fundamental na complementação da verificação vacinal da comunidade. Esse processo começou em janeiro, com o envio, por e-mail, a todos membros da comunidade, do Formulário de Controle da Situação Vacinal – uma iniciativa que teve grande acolhimento, registrando mais de 41 mil respostas, entre as quais 98,5% informando possuir ciclo vacinal completo e enviando a comprovação digitalmente. Restam, portanto, poucos estudantes que ainda não comprovaram ou informaram ciclo vacinal incompleto. Essa comprovação poderá ser feita diretamente ao docente, no início do semestre, preferencialmente Semana de Acolhimento, de 07 a 11 de março, quando as aulas dos cursos presenciais deverão ser ministradas excepcionalmente online.
Os docentes já podem acessar as listas de controle vacinal das turmas, através do link vacina.ufba.br, usando a credencial UFBA (mesmos usuário e senha do e-mail UFBA). De posse das listas, os docentes poderão solicitar àqueles que ainda não comprovaram vacinação que atualizem essa informação como condição para frequentar presencialmente os cursos. A apresentação do comprovante em papel ou plataforma digital ao docente já será suficiente para liberar a presença na sala, mas recomenda-se que o estudante responda ao link do Formulário de Controle da Situação Vacinal recebido por e-mail, atualizando assim a base de dados sobre vacinação da Universidade. (Caso não localize, é possível solicitar o reenvio escrevendo para formvacina@ufba.br)
Os estudantes que não apresentem comprovação vacinal ficam imediatamente impedidos de assistir aulas presenciais.
Tire dúvidas lendo as Perguntas e Respostas sobre a retomada.
Manutenção e preparação para o retorno
Já os servidores técnico-administrativos tiveram o retorno presencial feito gradualmente, seguindo as orientações do Plano de Biossegurança. A atuação dos técnicos foi fundamental para a manutenção do campus e a promoção da condição necessária para um retorno seguro, por meio do trabalho de manutenção e adequação de espaços físicos, além das medidas administrativas necessárias para a realização do ensino, pesquisa e extensão na universidade. Os colaboradores terceirizados também tiveram atuação fundamental para efetivar as medidas de biossegurança definidas para o aguardado retorno presencial.
A UFBA manutenção regular dos campi se manteve ativa ao longo de todo o período de redução de atividades presenciais em função da pandemia. A partir de novembro de 2021, imediatamente após o Conselho Universitário decidir pela retomada de atividades presenciais no semestre 2022.1, a Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura ampliou contratos de manutenção e formou equipes de trabalho – os chamados mutirões – que iniciaram serviços de adequação de salas e banheiros, requalificação de telhados e esquadrias, pintura, manutenção elétrica e jardinagem. Esses serviços já foram concluídos em sua maior parte, e frentes de trabalho seguem ativas, visando a dotar os espaços físicos da Universidade de condições semelhantes às que reuniam antes da pandemia, além de adequá-los às normas de biossegurança.
Apesar de as atividades remotas terem sido adotadas durante a pandemia, desde 2020, alguns setores da UFBA mantiveram, em caráter excepcional, a realização atividades presenciais, como ensino prático em laboratórios, atividades de pesquisa, estágios e viagens de campo, sempre de acordo com protocolos específicos de biossegurança. Essa experiência auxilia nesse momento de retomada pela comunidade mais ampla, sobretudo por evidenciar que é possível realizar atividades presenciais com segurança, ainda mais em um período em que a vacinação contra a Covid-19 exibe resultados favoráveis à redução dos riscos de transmissão, infecção, adoecimento e óbito.
Para toda a comunidade, seguem valendo as orientações de proteção individual e coletiva que se tornaram referência na pandemia: uso de máscara e outros equipamentos de proteção individual; higienização, desinfecção e limpeza individual e ambiental; distanciamento; evitar aglomeração; só utilizar espaços que tenham ventilação natural.
A Administração da UFBA se preocupou em assegurar materiais de proteção em quantidade suficiente para atender à demanda das Unidades. A Coordenação de Material e Patrimônio providenciou novas licitações, visando a garantir o atendimento da comunidade com a maior celeridade possível. O estoque contém Máscaras Cirúrgicas, Máscaras N95, Álcool Gel, Álcool Líquido, Totens, Tapete sanitizante, Banner informativo, Aventais, Óculos de proteção, Protetor Facial e Luvas, além de materiais de limpeza com água sanitária, hipoclorito, entre outros.
O acesso a esses itens deve ser feito seguindo a mesma rotina de requisição de material ao Almoxarifado Central, através do nosso sistema, o SIPAC. O setor administrativo de cada unidade deve calcular os quantitativos de cada item, considerando o número de trabalhadores e estudantes que receberá no modo presencial. O atendimento das requisições está sendo feito com prioridade e entregas estão sendo feitas de forma rápida, para que não falte nenhum item do protocolo de segurança sanitária. Qualquer dificuldade no processo de requisição e entrega de material deve ser encaminhada ao Almoxarifado, através do e-mail julianaad@ufba.br, ou pelo telefone 3283-6087.
Em tempos de pandemia, cuidar de si é cuidar do outro. A UFBA dá as boas-vindas a todos os trabalhadores!