Cooperação UFBA e Instituto Politécnico de Bragança promoverá intercâmbio de estudantes

Download PDF
ipb-ufbaMurillo Guerra / Ascom UFBA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) firmaram um acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural, que busca promover, em fluxo contínuo, intercâmbio de saberes entre as duas instituições. O reitor João Carlos Salles e o presidente do IPB, Orlando Isidoro Afonso Rodrigues, assinaram a parceria em 18 de março, no palácio da Reitoria.

A cooperação – com duração de cinco anos, podendo ser renovada pelo mesmo período – prevê intercâmbio de estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação; intercâmbio e colaboração entre professores e pesquisadores em relação ao desenvolvimento de projetos de extensão e de pesquisa; promoção de eventos científicos; orientação e coorientação de dissertações de mestrados e teses de doutorado; participação em bancas examinadoras; além de permuta de material bibliográfico.

O acordo também define que cada intercambista poderá se candidatar a qualquer curso de graduação ou pós-graduação oferecido pela instituição-anfitriã. Para participar, o estudante de graduação deve ter integralizado 50% da carga horária total do seu curso regular na instituição de origem. Já estudantes de pós-graduação devem ter integralizado um semestre letivo, quando no mestrado, ou dois semestres, quando cursar o doutorado.

A cooperação entre as instituições prevê que o intercambista estará isento do pagamento de mensalidades, semestralidades e anuidades. As despesas com obtenção de visto de estudante, viagem, hospedagem, seguro saúde internacional, entre outros, ficam sob responsabilidade do intercambista.