Acordo com Universidad Mayor de San Simón, da Bolívia, permitirá formação de arquitetos bolivianos

Download PDF

Assinatura de autoridades da UFBA e UMSS firma acordo de cooperação entre as instituições na área de arquitetura e urbanismo

A assinatura do acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural entre a UFBA e a Universidad Mayor de San Simón (UMSS), sediada em Cochabamba, Bolívia, foi realizada na última sexta-feira, 01 de abril, na sala dos conselhos do palácio da reitoria da UFBA. O documento, que define a colaboração entre as duas instituições e a troca de saberes entre acadêmicos do Brasil e da Bolívia na área de arquitetura e urbanismo, estabelece a criação do mestrado interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU), da Faculdade de Arquitetura da UFBA (PPG-AU/UFBA), e a Faculdade de Ciências da Arquitetura e do Habitat (FACH), da UMSS.

mesa-umss-ufba

Da esq. p/ direita: Sergio Luis Costa Ferreira, Luis Gerardo Carvajal, João Carlos Salles, Fabian Farfan Espinoza e Sergio Kopinski

Representando a UFBA, assinaram o acordo de cooperação o reitor João Carlos Salles e o diretor da Faculdade de Arquitetura, Sergio Kopinski. Já da UMSS, o vice-reitor Luis Gerardo Carvajal e o diretor da Faculdade de Arquitetura e Ciências do Habitat, Fabian Farfan Espinoza. O pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Sergio Luis Costa Ferreira, também esteve na mesa que oficializou a cooperação.

O acordo promoverá uma turma de mestrado acadêmico, no qual PPG-AU/UFBA atuará como promotor e a FACH/UMSS como instituição receptora. Entre os objetivos do projeto, destacam-se o fortalecimento de capacidades de professores integrantes do corpo docente das duas universidades, intercâmbio de conhecimento e estabelecimento de grupos de investigação institucionais com interesses comuns.

Uma comitiva da UMSS – terceira mais antiga da Bolívia e classificada como a melhor universidade pública do país – esteve presente na cerimônia. Um documento de agradecimento pelo trabalho colaborativo de fortalecimento institucional foi entregue ao reitor João Carlos Salles. Um dia antes da assinatura, em 31 de março, membros da comitiva participaram do ciclo de conferência FAUFBA 2022, em que narraram as experiências acadêmicas, renovação curricular, experiências e projetos da universidade.

agradecimento-umss

Agradecimento da UMSS à UFBA pelo trabalho colaborativo de fortalecimento institucional

O reitor João Calor Salles agradeceu à comitiva da UMSS, aos pesquisadores, membros da gestão, em especial a assessora de assuntos internacionais (AAI), Elizabeth Ramos, presentes na oficialização da cooperação. Celebrando a democracia e a necessidade de sua defesa absoluta, ele ressaltou as marcas históricas das duas instituições e o trabalho promissor instaurado pela cooperação.

O vice-reitor Luis Gerardo Carvajal da UMSS declarou que a parceria beneficia mestrandos e doutorandos, e, consequentemente, “nossos povos e nossas universidades”. E, apesar de diferenças estruturais e de idioma, é possível partilhar soluções para problemas semelhantes.

Já o diretor da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Sergio Kopinski, afirmou sobre a importância das universidades públicas em ambos os países, sobretudo para a América Latina, “território que o Brasil deveria ser mais conectado”. Ele destacou a parceria prévia entre as duas universidades, que compõem a Associação das Escolas e Faculdades de Arquitetura Públicas da América do Sul (Arquisur). A cooperação, celebrou Kopinski, materializa-se numa parceria institucional mais ampla, por meio do mestrado interestitucional para qualificação de profissionais de nível superior, entre o programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFBA e a Faculdade de Arquitetura e Ciências do Habitat da UMSS.

Ao final de seu discurso, ele também agradeceu a todos os membros do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU/FAUFBA) por suas atuações na criação do programa acadêmico basilar à parceria. “Agradeço profundamente ao PPG-AU/UFBA, através de seu coordenador, professor Nivaldo Andrade, e as professoras Naia Alban e Marcio Cotrim, que vem realizando, já há muitos meses, um trabalho brilhante de organização e montagem do programa acadêmico, em forma e conteúdo”, disse Kopinski.

 

Assista ao vídeo: