Resistência se faz avançando: UFBA conclui obras aguardadas pela comunidade

Download PDF
arquitetura 2

Prédio Anexo da Faculdade de Arquitetura, uma das três obras concluídas recentemente pela Administração Central da UFBA

Até a primeira quinzena de agosto, a Administração Central da UFBA entrega três importantes obras aguardadas pela comunidade acadêmica. Realizadas no cenário fortemente adverso dos últimos anos – em que cortes e restrições orçamentárias somaram-se a constantes ataques à própria existência da universidade pública – , elas ajudam a mostrar que a resistência da UFBA se faz também com avanços e ações concretas, demonstrando que nossa Universidade não cogita a paralisação de atividades, em qualquer circunstância e a despeito de toda adversidade.
As inaugurações começaram no dia 01 de agosto, com o novo prédio do CIEnAm e grupos ligados à pesquisa em energia e ambiente. No dia 05, foi inaugurado o Lapag, importante laboratório do Instituto de Geociências. E no dia 11, a UFBA inaugura o novo prédio anexo da Faculdade de Arquitetura, outro importante equipamento. Esses equipamentos abrigarão diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com espaços para exposições e apresentações artísticas, laboratórios, auditório, salas de informática, entre outros.
Um pouco antes, no dia 20 de julho, foi inaugurada a nova sede da Fapex, fundação de apoio à pesquisa que tem fortes laços com a UFBA. A série de entregas se encerra no dia 13 de agosto, às 10h, com a reabertura do Salão Nobre da Reitoria após restauro do mobiliário, pintura e instalação de novo sistema de climatização.
Saiba mais sobre as obras concluídas:

Prédio Anexo à Faculdade de Arquitetura
Inauguração: 11 de agosto, às 10h30

WhatsApp Image 2022-07-29 at 14.29.31
 A Faculdade de Arquitetura da UFBA, localizada no campus da Federação, ganha um novo prédio anexo no qual destaca-se um espaço de 400m2 onde funcionará um novo ateliê destinado a disciplinas de graduação na área de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo. O prédio também vai abrigar as atividades do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Laboratório Jovens Talentos (Labjota), reunindo ensino, pesquisa e extensão. O diretor da Faculdade de Arquitetura, Sergio Ekerman, conta que a ampliação do edifício-sede da faculdade foi projetada pelo Prof. Pasqualino Magnavita. “A obra vem finalizar um longo projeto e vai contemplar a comunidade acadêmica com o aumento do espaço físico necessário diante do crescimento do número de estudantes e docentes e da criação do curso noturno, em 2009”.

Laboratório de Preparação e Análise de Amostras do Instituto de Geociências
Inaugurado em 05 de agosto

WhatsApp Image 2022-07-28 at 17.51.18
O Laboratório de Preparação e Análise de Amostras da Geociências (Lapag), que será inaugurado no segundo semestre deste ano, com uma área de 773 m², também recebeu investimentos que o tornarão o maior complexo laboratorial do Instituto de Geociências (IGEO). Voltado para a realização das mais diferentes atividades das Geociências, inclusive aquelas relacionadas à inovação tecnológica e biotecnologia, o Lapag se destacará pela sistematização e certificação de processos desenvolvidos em unidades laboratoriais, a exemplo de procedimentos operacionais padrões (POPs), validações metodológicas, seguimento das normas de segurança e qualidade que viabilizarão o estabelecimento de um centro de excelência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Geocientífico, no âmbito nacional, em conformidade com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“O Lapag está sendo construído por meio de recursos da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP) e do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) – Proinova-Igeo/UFBA que tem em sua composição o Programa de apoio às ações relacionadas às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação do Igeo. É um complexo de laboratórios que nasceu da articulação da gestão do Igeo e da administração central da UFBA com outras instituições, a exemplo Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX). Isso reforça a importância das parcerias e o nosso empenho em proporcionar à comunidade acadêmica a efetivação de pesquisas de qualidade e inovadoras”, pontua a diretora do Igeo, Olívia Oliveira.

WhatsApp Image 2022-07-29 at 09.35.35

Novo prédio do INCT Energia & Ambiente
Inaugurado em 01 de agosto

“É um centro de pesquisa: um prédio com auditório e três andares de laboratórios”, diz o coordenador do INCT em Energia & Ambiente, Jailson de Andrade, acerca do novo prédio, onde serão desenvolvidas parte das atividades do Instituto vinculado ao Centro Interdisciplinar em Energia e Ambiente (CIEnAm) da UFBA, também sob sua coordenação. Os laboratórios serão destinados ao trabalho de pesquisa de ponta que envolve inovação e tecnologia, com a participação também de pesquisadores do INCT de Geofísica do Petróleo, coordenado pelo professor Milton Porsani. A obra concluída contou com recursos aprovados junto a Finep através do CT-Infra/FNDCT, conforme explica Andrade, em referência ao projeto aprovado em 2009 e que a UFBA só recebeu os recursos em 2016. O novo prédio que está localizado no campus da UFBA em Ondina.

Nova sede da Fapex
Inaugurada em 20 de julho
WhatsApp Image 2022-07-19 at 18.34.55
A nova sede da Fapex fica ao lado do campus da UFBA em Ondina, próxima ao PAF I e foi inaugurada no dia 20 de julho. O diretor da Fundação, Antônio Fernando Queiroz, avalia que a localização da entidade mais próxima da universidade favorecerá o contato com os pesquisadores, seu público alvo. “Vamos estar mais próximos de uma clientela científica e tecnológica qualificada”, afirma ele, que planeja uma série de ações que devem ser realizadas no novo prédio, que contará com salas de reuniões para pesquisadores, auditório, biblioteca, setores administrativos e espaço multiuso para treinamentos. O diretor conta que essa será a primeira sede própria da instituição, que até então vinha funcionando em imóveis alugados. A obra foi executada com recursos próprios da Fapex, através de projetos viabilizados junto à instituições parceiras, entre elas a UFBA. O atual presidente do conselho deliberativo da Fapex é o reitor João Carlos Salles.