UFBA em Números 2022 aponta expansão da UFBA apesar das adversidades

campanhaA UFBA apresenta a publicação UFBA em Números 2022 (Ano Base 2021), com informações que demonstram a expansão da Universidade e que também traduzem as condições adversas durante a pandemia. De acordo com os dados os dados reunidos pela Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, são mais mais de 54 mil estudantes matriculados na UFBA – somando a graduação, a pós-graduação e os cursos em EAD, 2.876 docentes – incluindo substitutos e visitantes, 3.018 servidores técnico-administrativos e cerca de 1.400 terceirizados.

“Mais uma vez, nosso UFBA em números mostra-se um documento precioso, sendo ademais deveras surpreendente, ao nos fazer perceber com clareza uma comunidade em efetivo crescimento”, afirma o reitor João Carlos Salles, ressaltando que “apesar de ainda termos enfrentado em 2021 um cenário de pandemia, tivemos aumento de 8,8% no número total de matrículas nos cursos de graduação, de 291% no número de concluintes de graduação e de 14,6% em bolsas ofertadas a discentes de graduação”. Ele também cita o crescimento da pesquisa – com aumento em 13% no número de trabalhos científicos indexados na Web of Science, e da extensão – teve 125% de propostas a mais de eventos.

novos institutosA publicação destaca ainda fatos importantes que marcaram o ano na universidade e no mundo, como a adesão a campanha “Todos pelas Vacinas”, em favor da disseminação de informações sobre a segurança dos imunizantes contra o coronavírus e pelo combate à disseminação de notícias falsas; e o apoio à campanha de vacinação da população, com a instalação de 10 tendas de vacinação pela Prefeitura de Salvador no campus de Ondina da UFBA. Também lembra que, em 2021, foram criados o Instituto Multidisciplinar em Reabilitação e Saúde (IMRS) e o Instituto de Computação (IC) na UFBA, que passou a ter 34 Unidades Universitárias.

“Os números, portanto, não negam. A UFBA não para e continua sempre a ser um lugar de realização constante de conhecimento e solidariedade. E, por isso mesmo, apesar de toda adversidade, é um espaço plural e rico de resistência a todas as formas de obscurantismo e autoritarismo”.

Acesse o UFBA em Números 2022 na íntegra.