Reabertura do Salão Nobre e Reunião da Andifes marcam encerramento da gestão João Carlos Salles

Download PDF

WhatsApp Image 2022-07-29 at 16.14.45

Cuidadosamente restaurado, o Salão Nobre da Reitoria da UFBA será entregue à comunidade universitária no dia 13 de agosto, pontualmente às 10 horas, com a realização da cerimônia de encerramento da gestão do reitor João Carlos Salles (2014-22). Um dia antes, reitores de todo o país reúnem-se na Biblioteca de Saúde UFBA, que será sede da plenária do Conselho da Andifes, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

Os dois eventos serão a culminação de uma agenda de atividades que inclui inaugurações, outorgas de títulos honoríficos, posses de diretores(as) e visita a cada um dos órgãos da Administração Central iniciada em 01 de agosto. Uma verdadeira maratona, esforço final de conclusão de serviços e ações da atual gestão, na qual o reitor João Carlos tem aproveitado para agradecer e se despedir da comunidade – selando, simbolicamente, uma administração marcada pela capacidade de diálogo e por avanços em diversos indicadores, mas também pela projeção nacional assumida pela UFBA na resistência aos severos ataques à universidade brasileira nos últimos anos.

Antes de iniciar a cerimônia no Salão Nobre, o reitor descerrará, às 9h30, seu retrato aposto na Sala dos Conselhos da Reitoria, ao lado dos retratos dos demais ex-reitores. Em seguida, terá início uma programação que inclui manifestações de dirigentes da comunidade universitária e representantes das três categorias (professores, técnicos e estudantes).

Não poderiam faltar, evidentemente, as intervenções artísticas que tradicionalmente singularizam a UFBA. A programação artística terá as participações dos músicos e servidores da UFBA Fred Dantas, Iuri Passos, Mario Ulloa e Teca Gondim, além do Madrigal e da Orquestra Sinfônica da UFBA, ambos sob a regência do maestro José Maurício Brandão. Os programas de cada intervenção serão divulgados ao longo da semana que antecede o evento.

A cerimônia se encerra com “Uma Palavra Final”, último discurso do reitor João Carlos ocupando o cargo, mesmo título da coletânea de discursos que será distribuída gratuitamente no ato, em quantidade limitada de exemplares, e disponibilizada então online.

 

Veja a agenda de atividades que marcam o encerramento da gestão 2014-22:

 

01 a 05 de agosto – Visitas a todos os órgãos e setores da Administração Central

01 de agosto – Posse da nova direção do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Campus Carlos Marighella, Camaçari) e inauguração do novo prédio do CIEnAm

05 de agosto – Inauguração do Lapag/Igeo e Outorga de títulos de professor emérito a Maria Rosário de Carvalho (FFCH) e Luiz Roberto Moraes (Politécnica)

08 de agosto – Posse da nova direção da Escola de Belas Artes

10 de agosto – Posse da nova direção da Escola de Música

11 de agosto – Inauguração do prédio anexo da Faculdade de Arquitetura e Leitura Pública da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado de Direito (online)

12 de agosto – CLXXXIX Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, na Biblioteca de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho

13 de agosto – Uma Palavra Final: Cerimônia de Encerramento da Gestão 2014-22