O reitor Paulo Miguez nomeou para o cargo de vice-reitor o seu companheiro de chapa – escolhida pela comunidade universitária, em consulta prévia realizada em maio passado – professor Penildon Silva Filho. Penildon, que também foi o candidato mais votado para o cargo na eleição do Colégio Eleitoral, cumprirá, a partir da data da nomeação, 23 de agosto de 2022, mandato de quatro anos, conforme estabelece a legislação. Uma cerimônia no dia 05 de setembro, às 17h, no Salão Nobre da Reitoria, marcará a transmissão do cargo ao novo reitor pelo ex-reitor João Carlos Salles.
Além do vice-reitor, a Administração Central da Universidade Federal da Bahia tem novidades em sua composição. A nova Chefe de Gabinete é a professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Denise Vieira da Silva, que deixa a Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep) para assumir o cargo, substituindo a professora Suani Rubim de Pinho.
Das sete pró-reitorias, cinco passam a ter novos titulares. A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) passa a ser gerida pela professora do Instituto de Letras Nancy Rita Vieira, substituindo o professor Penildon Silva Filho. Vieira deixa a Superintendência de Administração Acadêmica (Supac), que passa a ser ocupada pela professora da Faculdade de Educação Karina Moreira Menezes, que vinha atuando como assessora da Prograd.
A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG) passa a ser ocupada pelo professor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia Ronaldo Lopes Oliveira, que deixa a função de assessor-adjunto para Assuntos Internacionais. Oliveira, que já estava à frente do Programa de Internacionalização da UFBA Capes-PrInt, substitui no cargo o professor Sérgio Ferreira. Ainda na PROPG, a professora Olivia Oliveira, ex-diretora do Instituto de Geociências, substitui o professor Thierry Lobão na Coordenação de Pesquisa; e a professora da Escola Politécnica Dayana Bastos Costa passa a dirigir a Divisão de Ensino de Pós-Graduação.
O novo pró-reitor de Extensão Universitária (Proext) é o professor da Escola de Música Guilherme Bertissolo, que nos últimos oito anos atuou como Coordenador de Produção e Difusão da Extensão na mesma pró-reitoria. Bertissolo substitui no cargo a professora Fabiana Dultra Brito.
Substituindo a professora Denise Vieira da Silva, assume a Prodep o servidor técnico-administrativo Jeílson Barreto Andrade, que vinha exercendo a função de coordenador de Gestão de Pessoas na mesma pró-reitoria – que passa a ser ocupada por Marinês Martins de Andrade.
Para a pró-reitoria de Administração, foi nomeado o servidor técnico-administrativo Wagner Miranda Gomes, que vinha atuando na gestão do Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos (Hupes). Gomes substitui Dulce Guedes no cargo.
As pró-reitorias de Planejamento e Orçamento (Proplan) e Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) seguem tendo como titulares, respectivamente, o professor do ISC Eduardo Mota e a servidora técnico-administrativa Cássia Maciel. À frente da Superintendência de Relações Internacionais – antiga Assessoria para Assuntos Internacionais – estará a professora do Instituto de Letras Elizabeth Santos Ramos.
Fapex
O reitor Paulo Miguez, que preside o Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex), convidou o diretor executivo Antônio Fernando de Souza Queiroz e a superintendente Rosalba Oliveira a continuar nos respectivos cargos. Eles iniciaram na semana do dia 15 de agosto a missão de dar continuidade ao trabalho de colaboração com a nova gestão da UFBA, como também no seguimento às parcerias estabelecidas com as IFES e ICTs que a FAPEX apoia.
***
Veja quem passa a ocupar os principais cargos da Administração Central:
Reitor
Paulo Cesar Miguez de Oliveira
Vice-reitor
Penildon Silva Filho
Chefia de Gabinete
Denise Vieira da Silva
Pró-reitoria de Ensino de Graduação
Nancy Rita Ferreira Vieira
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Ronaldo Lopes Oliveira
Pró-reitoria de Extensão
Guilherme Bertissolo
Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil
Cássia Virgínia Bastos Maciel
Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento
Eduardo Luiz Andrade Mota
Pró-reitoria de Administração
Wagner Miranda Gomes
Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas
Jeílson Barreto de Andrade
Superintendência de Tecnologia da Informação
Luiz Cláudio Mendonça
Superintendência de Educação a Distância
Márcia Tereza Rangel
Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura
Fabio Macedo Velame
Superintendência de Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional
Antonio Virgílio Bittencourt Bastos
Superintendência de Administração Acadêmica
Karina Moreira Menezes
Superintendência de Relações Internacionais
Elizabeth Santos Ramos
Novas ocupantes de coordenações
Coordenação de Pesquisa (PROPG)
Olívia Maria Cordeiro de Oliveira
Divisão de Ensino de Pós-Graduação (PROPG)
Dayana Bastos Costa
Coordenação de Gestão de Pessoas (Prodep)
Marinês Martins de Andrade