UFBA realiza aula pública sobre Estrangulamento Orçamentário no dia 13/10, às 10h

A Reitoria da UFBA promove nesta quinta-feira, 13 de outubro, a aula pública “Estrangulamento orçamentário: a luta da universidade e os desafios do país”. O evento acontece no Salão Nobre da Reitoria, às 10h.

Os palestrantes serão o professor Eduardo Mota, pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFBA desde 2014, que apresentará a grave situação orçamentária em que a Universidade se encontra, em função da defasagem orçamentária acumulada nos últimos anos pelo conjunto das universidades federais, agravada por sucessivos anúncios de cortes e bloqueios; e o professor Luiz Filgueiras, da Faculdade de Economia da UFBA, que tem longa e destacada trajetória na área de economia política e economia brasileira contemporânea, e fará uma contextualização crítica da situação orçamentária da Universidade Pública ante os desafios econômicos, sociais e políticos que o país enfrenta na atualidade.

Na semana passada, o governo federal anunciou bloqueio de 5,8% do orçamento das universidades e institutos federais, recuando dias depois, após forte mobilização da comunidade universitária em todo o país – com destaque para a comunidade da UFBA. O recuo, porém, não recupera inteiramente o já defasado orçamento deste ano, que, no caso da UFBA, foi diminuído em R$ 12,8 milhões em junho deste ano.

Conheça a situação orçamentária da UFBA lendo este artigo do professor Eduardo Mota.