A professora Suzane Lima Costa, do Instituto de Letras da UFBA, foi premiada pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) pela coordenação do projeto As Cartas dos Povos Indígenas ao Brasil. A associação, em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o portal LatinoAmerica21a, divulgou recentemente o resultado do 2º Prêmio Anpocs de Divulgação Científica em Ciências Sociais.
O projeto criou o primeiro arquivo virtual de correspondências escritas pelos povos indígenas entre 1973 e 2022. Em mais de 800 documentos, o arquivo traduz e desmonta os ciclos de silenciamento e invisibilidade radicalmente vividos pelos indígenas ao longo da nossa histórica literária e política.
>>> Leia mais: Criada na UFBA, plataforma digital reúne mais de 800 cartas escritas por indígenas
O site do projeto traz perfis biográficos dos indígenas que escreveram para o Brasil; um espaço de busca por remetente e destinatário, assunto ou ano de publicação de cada carta; uma sessão com livros, ensaios, artigos, entrevistas e vídeos sobre as cartas e um espaço para quem deseja participar do projeto escrevendo cartas-respostas aos indígenas.
O Projeto é apoiado pelo CNPq, pela Fapesb, pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura e pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Além da coordenação de Suzane Costa, compõem a equipe o doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFBA), Rafael Xucuru-Kariri, e pelas estudantes de graduação da UFBA Beatriz Rodrigues, Érica Damasceno das Mercês e Natália Simões Lima.
O prêmio foi anunciado na Sessão de Premiação durante o 46° Encontro da Anpocs, no dia 14 de outubro, no canal do YouTube da associação.