
Comunidade Massai (etnia da África oriental – Quênia e Tanzânia), visitada em 2010.
O professor adjunto do Instituto de Ciência Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (ICTI/UFBA) Alex Pires, está na África trabalhando no projeto “Ação Global para Proteger o Meio Ambiente Marinho da Poluição Terrestre do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com sede em Nairóbi (Quênia). Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Bahia (1998), Mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela UFBA (2001) e Doutor em Sostenibilidad, Tecnología y Humanism – Universitat Politécnica de Catalunya – Barcelona Tech (2015), Alex viaja licenciado pela UFBA, em regime não remunerado, devendo permanecer no contingente africano por um período de cinco anos.
“Eu considero que o período entre 3 a 5 anos é o mínimo ideal para poder gerar resultados significativos com o meu trabalho. Veremos quanto tempo ficaremos e depois regressaremos para seguir trabalhando na UFBA. A UFBA é a nossa casa. Lá na ONU, eu ficarei atento e aberto a todas as possibilidades de cooperação para a UFBA e para a Bahia, como projetos, eventos, intercâmbios, colaborações, seja com as agencias do sistema ONU ou com seus parceiros acadêmicos e de pesquisa”, declarou o professor antes de viajar no inicio de janeiro de 2023.
Durante este tempo, as ações devem girar em torno da implementação, desenvolvimento e avaliação de programas e projetos de águas residuais nos países em desenvolvimento, em especial nos países menos desenvolvidos da África, Ásia e América Latina e Caribe. Para tanto, o professor Alex será um colaborador focado no desenvolvimento de políticas relacionadas às águas resíduas, incluindo a revisão e análise de questões e tendências, preparação de avaliações entre outras atividades de pesquisa e estudos.

Comunidade andina tradicional no Município San Andrés de Machaca (Bolívia) também está na área de interesse da ONU.
“Entre as minhas principais atividades, ele adianta, devem estar a de apoiar os países em desenvolvimento a lograr a Meta 6.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 da ONU, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejos e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas, e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente”.
O PNUMA
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é a principal autoridade global que determina a agenda ambiental, promove a implementação da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável no Sistema das Nações Unidas, servindo como autoridade defensora do meio ambiente no mundo. A missão do PNUMA é proporcionar liderança e encorajar parcerias na proteção do meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que países e pessoas melhorem sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras.

Na Bacia Hidrográfica do Rio Salitre (Bahia – Bacia do Rio São Francisco),projeto de pesquisa envolveu a Universidade Politécnica da Catalunha (Barcelona), em parceria com a Universidade Federal da Bahia
Experiência
O professor Alex Pires tem 22 anos de experiência trabalhando em mais de 30 países distribuídos em 3 continentes, liderando e participando de projetos e programas a nível local, nacional e global na área de desenvolvimento sustentável, desde o planejamento, design e execução, até o monitoramento e avaliação. Essas operações lhe deram a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com: governos; organizações multinacionais; bancos de desenvolvimento, fundos globais, setor privado ONGs instituições de pesquisa e laboratórios de ideias (think tanks).
Desde 2018, é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, atuando na criação do novo Instituto de Ciência Tecnologia e Inovação, em Camaçari. É docente do quadro permanente do ProfÁgua – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, pesquisador colaborador do GpS – Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono e do GETEC – Grupo de Pesquisa e Extensão em Gestão e Tecnologia das Construções, além de ser membro fundador da Cátedra UNESCO de Sustentabilidade UFBA-UPC (Universidade Politécnica da Catalunha – Barcelona).