Na mais recente chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para concessão da bolsa de Produtividade em Pesquisa, foram selecionados 20 novos representantes da Universidade pelo desempenho de destaque que apresentam em suas respectivas áreas do conhecimento. Além disso, dentre os 62 pesquisadores da UFBA contemplados na Chamada Nº 09/2022 CNPq, 42 tiveram suas bolsas renovadas, conforme a divulgação dos resultados preliminares anunciados no mês de novembro.
“Esse resultado mostra que a pesquisa na UFBA continua viva, mesmo diante de todas as adversidades enfrentadas nos últimos anos, provocadas pelos cortes de investimentos na ciência. Ainda assim, conseguimos crescer e criar com a participação de novos nomes que representam a UFBA e se consolidam como pesquisadores e pesquisadoras no âmbito nacional”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Ronaldo Oliveira.
Atualmente a UFBA conta com 287 bolsistas de produtividade CNPq, sendo 187 no nível 2 e 100 no nível 1 (02 – SR; 16 – 1A; 23 – 1B; 21 – 1C; e 41 – 1D). As modalidades reúnem os pesquisadores do mais alto nível no país.
A chamada tem como objetivos valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; e selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico
“Estimulamos que os pesquisadores concorram aos editais de bolsa produtividade do CNPq que são abertos todos os anos. É importante demonstrar que há essa demanda por parte da ciência no Brasil para estimular a criação de políticas públicas e fontes de financiamento junto aos órgãos de fomento”, afirma Oliveira, que destaca o mérito individual de cada nome selecionado e também aponta o apoio disponibilizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) para custear tradução de textos de línguas estrangeiras e taxas de publicação como forma de estímulo aos pesquisadores.
Além das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), o CNPq tamém confere bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). Na UFBA há 15 bolsistas nesta modalidade (01 – DT 1A; 01 – DT 1C; 02 DT 1D; e 11 – DT 2).