UFBA estabelece normas para funcionamento durante o carnaval 2023

Download PDF

1200px-Saida_do_Olodum_(Carnaval_de_2010)

Após dois anos sem a celebração dos festejos carnavalescos na cidade de Salvador, a folia será retomada. Para a Universidade Federal da Bahia, cujos campi se encontram nas proximidades dos circuitos, volta a ser necessário um conjunto de medidas, que foram estabelecidas através da PORTARIA Nº. 012, de 19 de janeiro de 2023.

Inicialmente, as atividades acadêmicas e administrativas da UFBA estarão suspensas a partir das 13 horas do dia 15 (quarta-feira) até o dia 22 de fevereiro, levando em conta as limitações de acesso aos campi da UFBA, determinadas pela TRANSALVADOR. Nesse período, não será permitido o acesso de pessoas às Unidades da UFBA e de veículos aos estacionamentos nos campi de Salvador.

Em caráter excepcional, o acesso de pessoas e de veículos poderá ser autorizado exclusivamente pelos dirigentes das unidades acadêmicas e órgãos administrativos, através de formulário próprio. A solicitação deverá ser encaminhada à Coordenação de Segurança (COSEG) da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), até o dia 13/02, através do link disponível no Canal da Segurança: https://seguranca.ufba.br/carnaval ; Após esse prazo, em caso de emergência, as solicitações somente poderão ser feitas à PROAD/COSEG, através dos telefones indicados no anexo da portaria.

No campus de Ondina, o acesso de pedestres autorizados será realizado apenas pela portaria principal, enquanto a entrada de veículos autorizados será possível pela rua Caetano Moura, que dá acesso à entrada do Instituto de Geociências, observados os limites de trânsito definidos pela TRANSALVADOR.

Os proprietários dos veículos autorizados deverão cumprir os horários de funcionamento do estacionamento dos campi, observando rigorosamente o término estabelecido: 07 às 17 horas no período de 15, 16 e 17 de fevereiro; das 07 às 13 horas entre os dias 18 e 21 de fevereiro; e das 13 às 21 horas no dia 22 de fevereiro.

Conforme Convênio de Cooperação firmado com a Secretaria de Segurança Pública, o estacionamento da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e parte do prédio da Faculdade de Economia serão liberadas, exclusivamente, para as atividades dos órgãos de segurança pública e para estacionamento, apoio e passagem de viaturas oficiais e de veículos autorizados. A área do Centro de Esportes será liberada para as atividades dos órgãos de segurança pública, e para outras atividades estabelecidas ou autorizadas pela Administração Central. O estacionamento de acesso ao Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) será liberado, exclusivamente, para os servidores e profissionais em regime de plantão, nos termos estabelecidos pela portaria.

As unidades do Sistema Universitário de Saúde, em Salvador, o Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista / BA, e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Camaçari, deverão expedir suas normas de funcionamento nesse período.

Restaurantes e residências universitárias

O funcionamento do serviço de alimentação (Restaurante Universitário e pontos de distribuição de alimentos – São Lázaro e Residência Universitária I) obedecerá aos procedimentos estabelecidos por comunicado específico emitido pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE).

A fim de garantir a integridade dos estudantes e a preservação do patrimônio nas residências universitárias, os residentes devem observar o Regimento Geral de Serviço de Residência Universitária da UFBA e cumprir orientações com relação à hospedagem e atividades comerciais, sendo expressamente proibida a cessão de espaços e retribuição pecuniária para produção, comercialização de alimentos e bebidas, estacionamento de veículos particulares e hospedagem nos campi da UFBA, em particular nas áreas internas e externas das residências universitárias.

Em situações de urgência e emergência predial, a Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI) realizará o atendimento dos serviços de manutenção predial, iluminação, instalações elétricas, telefônicas, hidráulicas, vigilância eletrônica e de áreas externas, através de uma equipe de profissionais que trabalharão em regime de plantão, e contará com o apoio da PROAD/COSEG nas atividades relacionadas ao transporte e vigilância.