UFBA realiza curso de residência em software em parceria com a Justiça Federal

Download PDF

Gestão-Estratégica-de-Tecnologia-da-InformaçãoUma residência em Software para capacitação de servidores do judiciário baiano é o objeto de um Termo de Execução Descentralizada (TE) firmado entre a UFBA e a Justiça Federal na Bahia. Através do Instituto de Computação (IC), a UFBA promoverá o curso de pós-graduação lato sensu em projetos de tecnologia e inovação e tem o objetivo de desenvolver pesquisa e inovação em soluções de TI, que visem melhorias nos métodos de trabalho e sistemas informatizados da Justiça Federal.

O TED foi oficializado recentemente, com as assinaturas do reitor Paulo Miguez e do diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Justiça Federal de Primeiro Grau na Bahia (NUTEC-JFBA), Durval Carneiro Neto. Como objeto do TED está a Residência em TI – curso de pós-Graduação lato sensu em projetos de tecnologia e inovação para o Judiciário Federal – Turma II, sob a coordenação do professor do IC Ivan do Carmo Machado.

UFBA e Justiça Federal irão desenvolver projetos e atividades de interesse comum, em regime de colaboração mútua e para a formação de profissionais com alto grau de profissionalização, a nível de pós-graduação, e em aproximação com as instituições locais, que desenvolvem ou fazem uso de soluções em TI.

A residência em TI

O projeto tem como intuito trazer celeridade à prestação de serviço jurisdicional, por meio da entrega de produtos que agreguem valor ao trabalho, sejam por meio de sistemas, painéis eletrônicos e/ou de mudanças nos processos de trabalho que serão criados pelos residentes.

A capacitação oferecida pela UFBA se dará mediante aulas e palestras, com disciplinas específicas em áreas do conhecimento de Tecnologia da Informação (TI), com aplicação prática no órgão da Justiça, por meio de desenvolvimento de novas soluções e produtos, com base em conhecimento voltado a projetos. Ao final do projeto, cada aluno apresentará um relatório final do projeto de inovação tecnológica desenvolvido na Justiça Federal da Bahia.

O curso ofertará até 16 vagas, sendo 8 estudantes pertencentes ao quadro de servidores da SJBA, preferencialmente servidores da área de TI do órgão, os quais cursarão disciplinas teóricas, aproveitando os conhecimentos compartilhados, a fim de aplicá-los em suas áreas de atuação. As outras 8 vagas serão para os residentes, que farão jus a uma bolsa-estágio no valor mensal de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais), por um período de 12 (doze) meses.

A UFBA é a instituição responsável pela operacionalização do curso, que se dará em três fases: processo seletivo, realização do curso e encerramento do projeto.

O processo seletivo já aconteceu e envolveu o planejamento e a realização da seleção dos estudantes para a pós-graduação, incluindo aqueles que serão contratados como bolsistas do projeto de Residência em TI. A seleção de estudantes bolsistas foi regida por edital, publicado no site do IC/UFBA.

Durante a realização do curso, todos os alunos terão a formação teórica com professores do quadro efetivo da UFBA e os alunos bolsistas desempenharão as atividades práticas em ambiente real, nas dependências da JFBA, sob a preceptoria de professores da área de Ciência da Computação da UFBA, que acompanharão as atividades dos bolsistas.

Com a ação, a UFBA incrementa sua atuação na formação de profissionais em nível de pós-graduação, promovendo uma maior aproximação entre universidade e instituições da região que desenvolvem ou fazem uso de TI, facilitando tanto os processos de transferência de tecnologias desenvolvidas pela universidade e permitindo um melhor entendimento dos problemas enfrentados na prática, em contextos reais, permitindo um melhor alinhamento das pesquisas realizadas na área de Ciência da Computação na UFBA.