Jornada Pedagógica da UFBA discute desafios da docência universitária

Download PDF

IMG-20230227-WA0031

O Núcleo de Formação e Assessoria Pedagógica ao Docente (Nufap) da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), no âmbito do Programa de Formação Pedagógica (Forped) realiza nos dias 09 e 10 de março a 5ª Jornada Pedagógica da UFBA, com atividades presencias na Escola de Administração, sala 6, (Vale do Canela) e online, pelo Canal da Prograd no YouTube. Trata-se de uma atividade universitária realizada desde 2021.1, a partir dos desafios vivenciados pelos docentes no Semestre Letivo Suplementar (SLS), que evidenciou necessidades de formação e suporte didático-pedagógico ao docente da UFBA.

A Jornada, segundo a coordenadora do Nufap, Maria Carolina de Souza Sampaio, professora da Escola de Administração, “já é mais que um ‘espaço-tempo’ de reflexão e atualização da prática docente, mas um momento de encontro, partilha e colaboração entre colegas, a partir do debate sobre questões prementes da docência universitária”. Durante a Jornada será lançado o livro “Sala de Aula On-Lina na Educação Superior” com capítulos escritos pela equipe do Nufap.

Além de marcar o início do semestre 2023.1, a Jornada convoca os docentes a refletir criticamente sobre a sua identidade e prática docente e sobre questões relativas aos saberes didáticos, pedagógicos e tecnológicos, próprios da docência universitária. Em lives interativas, os debates nesta quinta edição versam acerca do influxo da inteligência artificial no campo educacional e sobre concepções pedagógicas de base crítico-construtivas no contexto da universidade.

IMG-20230227-WA0032

Programação

“Através de oito oficinas, presenciais ou on-line, o evento atualiza as metodologias e práticas de ensino-aprendizagem e propicia o diálogo sobre questões fundamentais presentes na sala de aula como as práticas antirracistas e anticapacitistas e as abordagens sensíveis e práticas contemplativas. Também explora as potencialidades dos jogos digitais e dos portfólios como dispositivos de avaliação e as possibilidades de planejamento de ensino-aprendizagem. Temas pulsantes à universidade, como a Extensão, são abordados tanto no que se refere ao desenvolvimento de ACCS quanto de outras criações curriculares”, informa a professora Maria Carolina.

As atividades são essencialmente realizadas pela equipe de docentes e pedagogas do Nufap ou por professores convidados, de diversas unidades da UFBA ou de outras instituições, especialistas em determinado tema, com o apoio do Núcleo de Capacitação da Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Nucap) da Prodep, “sempre com a perspectiva da escuta sensível e valorização do cotidiano docente e discente na sala de aula, a partir de exposições dialogadas, trabalhos em grupo e atividades práticas”, ainda segundo Carolina.

IMG-20230227-WA0030

Lives

Durante os dois dias de atividades serão realizadas também duas lives – O “ChatGPT, o grande oráculo e a morte do erro” com o professor Waldomiro Silva Filho, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, e a professora Maria Carolina Souza. A proposta da mesa é contar a história de um povo antigo que vivia em um lugar distante e isolado. Eles realizavam suas tarefas cotidianas, enfrentavam as intempéries e gozavam dos prazeres das suas vidas modestas, mas dignas. Esse povo tinha um oráculo que só falava a verdade sobre qualquer assunto, da agricultura aos ciclos naturais, do poder curativo das plantas às técnicas de caça e culinária. Nas escolas dessa comunidade – sim, eles tinham escolas –, eram ensinadas apenas a língua tradicional e a arte de perguntar ao oráculo. O oráculo, porém, se abstinha de se pronunciar sobre questões metafísicas, sobre o que ainda não aconteceu e sobre o imponderável. Os que não sabiam perguntar corretamente pereciam de uma morte terrível. Assista aqui.

A segunda live abordará as “Concepções pedagógicas crítico-construtivas no ensino universitário” com as professoras Cristina d´Ávila e Giovana Zen, da Faculdade de Educação, e Adriana Bruno, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A live destaca que no contexto das novas demandas do mundo contemporâneo e dos diferentes perfis de estudantes que conquistaram acesso à educação superior nas duas últimas décadas no Brasil, tem sido revelada a insuficiência do modelo pedagógico predominante neste nível de ensino, caracterizado pela natureza transmissiva de um conhecimento acabado, que é de domínio do docente. E conclui que uma atenção à formação do docente universitário, em geral carente de dimensão pedagógica, se insurgiu, então, como uma exigência, em função das mudanças no plano social e cultural que repercutem nas políticas educacionais internacionais e na própria constituição da universidade. Assista aqui.

Durante a Jornada será lançado este livro com capítulos escritos pela equipe do Nufap.

Durante a Jornada será lançado o livro “Sala de Aula On-Lina na Educação Superior” com capítulos escritos pela equipe do Nufap.