Pibic ganha 20 bolsas de iniciação científica através de parceria com Fundação Maria Emília

Download PDF

livro-aberto-na-biblioteca

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) será ampliado com a oferta de 20 novas bolsas de Iniciação Científica (IC) disponibilizadas por meio de uma parceria da UFBA com a Fundação Maria Emília, que atua nas áreas da Saúde e Educação.

De acordo com o coordenador de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA), Neander Abreu, metade das bolsas serão concedidas para estudantes da área da saúde, e o restante atenderá a projetos em outras áreas universais, entre as quais exatas, humanas e ciências sociais aplicadas. A UFBA oferecerá igual número de bolsas, como contrapartida.

“Esse é um projeto do Pibic Parceria (Pibic-P), que tem a intenção de captar recursos junto a fundações, instituições e organizações para investimento em ações de qualificação na universidade”, afirma.

As bolsas do Pibic também terão financiamento da UFBA em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão concedidas por um período de 12 (doze) meses, com valor mensal de R$ 700,00 (setecentos reais).

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Ronaldo Lopes Oliveira, a iniciativa tem como finalidade despertar a vocação científica e desenvolver talentos para a pesquisa, estimulando a participação de docentes/pesquisadores e estudantes de graduação em projetos reconhecidos pelo mérito científico e pela excelência de seus resultados.

Assim, visa a contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; incentivar a consolidação de uma política de pesquisa para iniciação científica nos cursos de graduação da UFBA, reforçando a integração entre graduação e pós-graduação; e estimular pesquisadores a engajarem estudantes de graduação nas atividades de iniciação científica e tecnológica, integrando-os em grupos de pesquisa, de forma a acelerar a expansão e a renovação do quadro de pesquisadores.

Mais informações adicionais estão disponíveis em: www.pibic.ufba.br ou www.sisbic.ufba.br