Acordo entre UFBA e Goethe-Institut vai permitir ações culturais conjuntas

Download PDF
Foto arquivo Goethe-Institut - Salvador-Ba.. Assinatura do Acordo. Da esquerda para a direita - Ute Engelke, Reitor Paulo Miguez, Friederike Möschel e Profa. Elisabeth Ramos (Superintendência de Assuntos Internacionais da UFBA)

Um acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural entre a UFBA e o Goethe-Institut Salvador permitirá o estreitamento de laços com as escolas de artes, oferta de vagas de estágio a estudantes dos cursos de línguas estrangeiras, doações de livros e criação de de eventos regulares em torno da literatura e cultura alemã para os estudantes da UFBA..

Com o objetivo de fortalecer os laços de cooperação entre o Brasil e a Alemanha, o acordo foi firmado no pelo reitor Paulo Miguez e pela diretora do Goethe Friederike Möschel. As áreas de cooperação beneficiadas pelo acordo incluem qualquer campo do conhecimento, escola, faculdade, instituto, departamento, centro, núcleo ou programa de extensão ou pesquisa que seja considerado de interesse mútuo e que possa contribuir para a consecução das metas estabelecidas pelas partes. A Superintendência de Relações Internacionais (SRI) vai representar a UFBA na coordenação das ações que resultem do acordo firmado.

Para o pró-reitor de Extensão da UFBA, Guilherme Bertissolo, além dos óbvios interesses na relação entre a literatura e a língua no âmbito da cooperação entre Brasil e Alemanha, incluindo o envolvimento dos estudantes de línguas da UFBA, este acordo possibilitará diversas outras atividades, como a doação de acervo, a organização de eventos regulares envolvendo a comunidade UFBA, a realização de estágios e, sobretudo, a realização de atividades artísticas da UFBA nos espaços de eventos do Goethe, além de outras possibilidades de intercâmbio e projetos de cooperação mútua que poderão ser incorporados no acordo.

A diretora Friederike Möschel lembra que a inauguração oficial do Goethe-Institut Salvador-Bahia ocorreu nas salas de aula da UFBA, em 1962, e que, na área de idiomas, há muitos anos existem programas nos quais os professores e alunos de alemão da Universidade estão envolvidos. “Estamos satisfeitos com o fato de que essa cooperação de longa data e de confiança agora também foi manifestada por escrito com a assinatura oficial”, declarou a diretora. “Em reuniões regulares, ambos os lados descobrirão quais áreas são  adequadas para cooperação. Desta forma, podemos assegurar que a cooperação permaneça relevante e de interesse para os estudantes e outros grupos alvo envolvidos”, projeta Möschel.

Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia: equipamento disponível gratuitamente, mediante o Acordo

Dança e Artes Cênicas

As atividades previstas pelo acordo começaram em abril, mês em que se comemora a dança, com oficinas gratuitas e encabeçadas por residentes do Programa Vila Sul (do Goethe-Institut) na Escola de Dança da UFBA. Raphael Moussa Hillebrand (Alemanha) promoveu o workshop “A cultura da dança negra de uma perspectiva afro-europeia” e Olivia Hyunsin Kim (Alemanha/Coreia do Sul) ministrou o encontro “Flowing Choreography”.

Inaugurada em novembro de 2016, a Vila Sul é a terceira residência artística no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeira e única da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. A sua proposta é fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul, a partir da presença de artistas de todo o mundo, genuinamente interessados em perspectivas sociopolíticas e culturais desta metade do planeta.

Já no âmbito da Escola de Teatro da UFBA, pautas  do teatro do Goethe-Institut Salvador serão cedidas gratuitamente para apresentações e mostras de final de semestre de estudantes de Artes Cênicas, nos meses de junho e julho.

Letras e  Livros

O Instituto de Letras da UFBA (Ilufba), por sua vez, já começou a fase de seleção de estagiários para futura contratação de estudantes dos cursos de idiomas inglês, alemão e francês com nível de domínio da língua. Esses estudantes irão atuar como interpretes dos artistas residentes internacionais do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia. Já foram selecionados 4 estagiárias de língua inglesa e serão selecionadas mais 2 pessoas de língua francesa.

O programa de estágio proposto visa a sanar uma demanda recorrente pela presença de intérpretes de línguas estrangeiras em encontros com artistas e especialistas locais, eventos, visitas à museus e atividades culturais e interação social ao longo do período de estadia. Em sua maioria esses artistas em residência não falam a língua portuguesa e, diante do diminuto número de pessoas em Salvador fluentes em inglês, o que dificulta a imersão na cena local. As atividades realizadas pelas pessoas estagiárias serão trabalho de tradutor ou intérprete em língua estrangeira condizente com o curso ao qual a pessoa esteja matriculada.

Quanto aos horários de trabalho, no inicio da residência a  pessoa estagiária discute o horário semanal com seu artista. As atividades poderão acontecer em qualquer turno e também eventuais sábados e domingos. Aulas e eventos da Universidade não podem ser prejudicados conforme Art. 20 da Resolução ILUFBA n. 01/2016 e carga horária diária não poderá ser superior a 6h conforme Art. 19 da Resolução ILUFBA n. 01/2016.

O Goethe-Institut Salvador-Bahia, por sua vez, oferece uma bolsa de R$ 400,00 mensais; os custos de deslocamento para compromissos/eventos, assim como as ingressos e alimentação, serão pagos por cada artista residente: para pessoas estagiárias falantes de língua alemã será oferecida uma bolsa de estudo de um semestre no Goethe-Institut Salvador.

Outra ação prevista é a transferência da coleção da biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia para a UFBA, que se encontra em fase de discussão para a sua implementação. Cabe à Coordenação de Bibliotecas da UFBA em conjunto com o agora chamado KreativLab do Goethe-Institut Salvador-Bahia (antiga biblioteca) acordar como se dará esta transferência dos livros. Todo o acervo de literatura brasileira, alemã, teatro, artes visuais, filosofia e cinema irá para a Biblioteca da UFBA. Apenas a coleção de livros relacionados aos temas de inovação, sustentabilidade e cultura maker seguirão no KreativLab.

Ute Engelke, Coordenadora de Informação e KreativLab, considera relevante o Acordo por ampliar as possibilidades de cooperação técnica com diferentes faculdades e grupos de pesquisa da Universidade e, também, pela  “construção de pontes com Universidades na Alemanha a partir do que for desenvolvido aqui no KreativLab com foco em inovação. Com relação ao mudança do acervo da biblioteca para a UFBA, é uma forma de ampliar o acesso a coleção e de nos aproximarmos da comunidade da UFBA”, afirma a coordenadora. “São muitas as ideias de ambos os lados a partir do diálogo com diferentes Institutos, Faculdades e pessoas. Com a assinatura do termo entramos na fase de maturação para vermos o que é possível de ser colocado em prática”, acrescenta Ute Engelke.

Fachada do Goethe-Institut Salvador-Ba ( Foto: Florian Boccia)

Fachada do Goethe-Institut Salvador-Ba ( Foto: Florian Boccia)

Sobre o Goethe-Institut

É um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Conta com uma programação cultural que organiza e apoia um amplo espectro de eventos culturais, visando a apresentação da cultura alemã no exterior e o intercâmbio intercultural. Seus cursos são complementados por workshops e seminários para professores e dispõe de programas de exames de certificação de alemão. Atualmente dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.