
A Universidade Federal da Bahia obteve o conceito máximo no recredenciamento de cursos na modalidade Educação a Distância (EAD) pelo MEC. A nota 5 confirma o compromisso da UFBA com a expansão da modalidade EAD com responsabilidade e autonomia, de modo a garantir a qualidade pedagógica que tradicionalmente distingue o ensino da UFBA. Trata-se, portanto, do resultado de um processo gradual e contínuo, no qual a Universidade vem incorporando, de forma orgânica, métodos, linguagens e estruturas inovadoras, preservando sua cultura institucional e as práticas já estabelecidas.
A UFBA oferece atualmente oito cursos de graduação na modalidade EAD: administração pública, biblioteconomia, dança, matemática, música, teatro, gestão do turismo e desenvolvimento sustentável. Também são oferecidas oito especializações: alfabetização e letramento; gênero e sexualidade na educação; gestão de pessoas com ênfase em gestão por competências; gestão escolar; gestão pública municipal; gestão social e políticas públicas do patrimônio cultural; produção de mídias para educação online; e saúde coletiva com concentração em saúde da família.
No processo de institucionalização da EAD, a UFBA enfrentou, internamente, o desafio de separar a gestão dos cursos da UAB (Cursos da Universidade Aberta do Brasil, fomentados ou financiados pela Capes) da gestão acadêmica geral. Para superar esse obstáculo, foi implementado um modelo no qual um órgão especializado em EAD – a Superintendência de Educação a Distância (Sead) – assumiu uma função técnica, estimulando e apoiando a gestão acadêmica e pedagógica dos cursos a distância pelos órgãos responsáveis pelos processos educacionais da instituição.

Para a superintendente de Educação a Distância, Márcia Rangel, “a experiência acumulada pela UFBA desde o início do uso da EAD, na década de 1990, e a percepção dos gestores e docentes envolvidos com a gestão da EAD na instituição levaram à necessidade de reformas significativas na regulação interna, entre elas a elaboração dos Referenciais de Qualidade para EAD”.
Rangel explica que a separação entre a gestão dos cursos da UAB e a gestão acadêmica geral foi enfrentada por meio da implementação de um modelo no qual a Sead exerce um papel de liderança técnica, estimulando e apoiando a gestão acadêmica e pedagógica dos cursos, que é realizada pelos órgãos responsáveis pelos processos educacionais. “Essa estratégia foi essencial para assegurar a estrutura, o diálogo e a autonomia necessários para o sucesso da modalidade na UFBA. A busca por aprimoramento contínuo e a superação dos desafios têm sido fundamentais para alcançarmos a excelência em nossa oferta de cursos”, afirma.

Linha do Tempo
A Educação a Distância é uma modalidade educacional em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de meios e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Este tipo de educação é desenvolvido com base em atividades educativas que ocorrem em lugares e/ou em tempos distintos. A EAD na UFBA organiza-se seguindo metodologia, gestão e avaliação peculiares para as quais deverão estar previstos, obrigatoriamente, momentos presenciais e a distância, levando em consideração parâmetros, programas e projetos específicos para essa modalidade de ensino.
De 1990 a 2002, muitas iniciativas isoladas em EAD ocorreram na UFBA com a utilização de variados suportes (impresso, sites e ambientes virtuais externos à UFBA). No entanto, como eram ações isoladas a dispersão foi a característica mais evidente. A oferta do curso de Especialização em Alfabetização pela Faced para professores do interior do Estado, na década de 90, consiste em um marco importante para a EAD da UFBA. A instalação da UFBaNET, em 1999, também é um indicativo da preocupação institucional em se instalar um novo modelo educacional pautado na informatização do ensino e na educação a distância.
Entre outras ações e iniciativas institucionais ao longo dos anos, entre 2004 e 2005 chega-se à utilização das plataformas virtuais de aprendizagem e a instalação do Moodle na UFBA. Também em 2004 iniciou-se o Programa de Formação Continuada para Gestores da Educação Básica, buscando promover cursos de formação continuada para gestores educacionais nas modalidades a distância e semipresenciais; o que demandou uma nova instalação do Moodle na UFBA. O ano seguinte foi marcado pela primeira regulação interna para cursos EAD, a Resolução 03, da Câmara de Ensino de Graduação.
Os gestos institucionais até então, alicerçaram os passos a serem dados no segmento entre 2006 e 2013, como a implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, programa articulado entre governo federal e entes federativos que apoia instituições públicas de ensino superior a oferecerem cursos de nível superior e de pós-graduação por meio do uso da modalidade de educação a distância.
Em 2013, a UFBA, respondendo à necessidade emergente de institucionalização da EAD, cria a Superintendência de Educação a Distância, órgão permanente diretamente vinculado à Reitoria. O Plano de Desenvolvimento Institucional, aprovado em 2017, para 2018-2022, insere amplamente a EAD como modalidade educacional associada a essenciais diretrizes e objetivos estratégicos da UFBA.
Hoje, a Sead promove, em parceria com a UAB ou por iniciativa interna, a oferta de cursos de graduação em licenciatura, bacharelado, tecnológica e especializações lato sensu; e conta com 3 ambientes virtuais: Moodle UFBA, o AVA UFBA e o Ambiente Virtual de Desenvolvimento Humano.

Ofertas diferenciadas
A oferta diferenciada dos cursos de Artes da UFBA na modalidade EAD reafirma a importância das linguagens artísticas de Dança, Teatro e Música como manifestações artístico-culturais que desempenham papel fundamental na formação dos cidadãos e das culturas.
São todos cursos de excelência como confirma a recente escolha da Escola de Música da UFBA como a melhor do país, com título conferido pelo Prêmio Profissionais da Música (PPM e o) o curso de licenciatura diurno de Dança com conceito de excelência na mais recente avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.
Para o editor de conteúdo da Sead, Dênisson Padilha Filho, o advento das novas tecnologias proporcionou ao ensino dos Cursos de Artes pela UFBA o compartilhamento de saberes acadêmicos, científicos, tecnológicos, pedagógicos e de aspectos que integram a história desses campos disciplinares.

Formação híbrida do futuro professor
Padilha ressalta que os encontros presenciais ao longo dos cursos, associado ao suporte tecnológico, respondem positivamente aos desafios de democratização do acesso ao ensino superior, uma vez que contribui na formação qualitativa do professor-cidadão que possa interferir de forma crescente em seu contexto sociocultural.
“A EAD da UFBA torna real a possibilidade de troca de saberes e fazeres e enriquece as relações das e nas comunidades, na medida em que, com aparato metodológico, tecnológico, ético, crítico, estético e cultural instrumentaliza o futuro docente de Dança, Teatro e Música contemporâneos para serem agentes de transformação com capacidade reflexiva, interpretativa e crítica do mundo”, declara o editor.