Prêmio PibiC&T: conheça os trabalhos vencedores em quatro áreas do conhecimento

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Realizado pela primeira vez neste ano, o Prêmio UFBA PibiC&T (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica), promovido pela Universidade Federal da Bahia através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, reconheceu o trabalho de bolsistas e orientadores envolvidos nos programas de iniciação científica e tecnológica da Universidade. Ao todo, 1.419 bolsistas e 820 orientadores participaram do programa no ano de 2022-2023, e tiveram seus trabalhos – apresentados no Congresso UFBA 2023, em março – avaliados por pareceristas em 16 categorias.

Conheça a seguir os trabalhos premiados nas áreas de ciências sociais aplicadas, multidisciplinar, humanas e letras, linguística e artes. Na próxima edição, o Edgardigital trará os vencedores das demais áreas: ciências da saúde, ciências agrárias, engenharias, biológicas e exatas e da terra.

1. Pluralismo Jurídico: análise da juridicidade na Comunidade Quilombola da Rocinha, Livramento de Nossa Senhora, Bahia: olhar de dentro por estudante quilombola

Foto arquivo pessoal: João Batista Ferreira

Autoria: João Batista Ferreira da Silva

Orientação: Júlio Rocha

Área: Ciências Sociais Aplicadas

João Batista, do Quilombo da Rocinha, é ativista quilombola, estudante de Direito da UFBA e pesquisador. A pesquisa dele fala sobre o “Pluralismo Jurídico: análise da juridicidade na Comunidade Quilombola da Rocinha, Livramento de Nossa Senhora, Bahia: olhar de dentro por estudante quilombola”, sob orientação do professor Júlio Rocha, e concorreu na área de ciências sociais aplicadas. João Batista desenvolveu um trabalho etnográfico, percorrendo o contexto histórico da comunidade, a sua organização social, cultural, política e jurídica, além da sua atual configuração, de base matriarcal, onde as mulheres estão na linha de frente. Para ele, ter seu trabalho reconhecido pelo Prêmio PibiC&T é um sinal de que “estamos percorrendo o caminho certo para uma universidade mais inclusiva, além de  ressaltar a importância das cotas raciais e das políticas afirmativas”. No campo jurídico, o trabalho pretende mostrar que o direito não é exclusividade do estado, mas também é produzido pelos povos e comunidades tradicionais.

2. Levantamento da produção relacionada à Competência em Informação nas bases de dados da área da Ciência da Informação

Foto arquivo pessoal:Tawana Iêda Nobre Batista

Autoria: Tawana Iêda Nobre Batista

Orientação: Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira

Área: Ciências Sociais Aplicada

A pesquisa “Levantamento da produção relacionada à Competência em Informação nas bases de dados da área da Ciência da Informação”, de Tawana Iêda Nobre Batista, investiga as ações de competência em informação presentes em diversos espaços da sociedade, como as universidades, escolas, hospitais, mercado de trabalho e situações diversas do cotidiano, analisando as publicações científicas presentes nas bases de dados em Ciência da Informação BRAPCI e E-LIS, publicados entre os anos 2000-2021. O trabalho é uma pesquisa descritiva, orientada pela professora Maria Isabel de Jesus Souza Barreira, com abordagem quantitativa e qualitativa, que abarca a produção sobre competência em informação no período analisado. Os procedimentos metodológicos utilizados foram levantamento da produção científica nas bases de dados; mapeamento dos ambientes nos quais as práticas e ações foram realizadas; e identificação das terminologias adotadas para designar a competência em informação.

3. O Manual do Professor dos livros didáticos regionais de História da Bahia (PNLD 2013 e 2016)

Foto arquivo pessoal:: Patrícia Mercês dos Santos

Autoria: Patrícia Mercês dos Santos

Orientação: Carolina Carvalho Ramos de Lima e Kelly Ludkiewicz

Área: Humanas

O trabalho “O Manual do Professor dos livros didáticos regionais de História da Bahia (PNLD 2013 e 2016)”, de Patrícia Mercês dos Santos, foi orientado pelas professoras Carolina Carvalho Ramos de Lima e Kelly Ludkiewicz Alves. A pesquisa tomou como objeto o livro didático regional, mais especificamente o manual do professor que acompanhou os livros escolares aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD de 2010, 2013 e 2016, “com objetivo de discutir as prescrições e as visões acerca do ensino de história local difundidas pelo Manual do Professor”, explica Patrícia. Durante a pesquisa, analisou-se quatro manuais, que levaram à conclusão de que “o ensino de história local proposto pelos livros regionais precisa abordar temas como racismo, cuidado com o meio ambiente, valorização da cultura e despertar para a identidade de pertencimento do estudante, além de problematizar a construção dos heróis locais”.

4. Genômica funcional de bactérias degradadoras de hidrocarbonetos do petróleo

Foto arquivo pessoal: Pedro Guilherme Barreto de Santana Nazaré

Autoria: Pedro Guilherme Barreto de Santana Nazaré

Orientação: Danusia Ferreira Lima

Área: Multidisciplinar

O pesquisador Pedro Guilherme Nazaré estuda a biorremediação como alternativa mais sustentável para lidar com os impactos ambientais causados por acidentes e vazamentos de petróleo. Sua pesquisa, intitulada “Genômica funcional de bactérias degradadoras de hidrocarbonetos do petróleo”, foi orientada por Danusia Ferreira Lima, pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos do Petróleo (Lepetro) do Instituto de Geociências. Essa investigação se concentra em três cepas bacterianas que fazem parte de um consórcio misto de microrganismos comprovadamente capazes de degradar hidrocarbonetos. O experimento envolve a coleta de amostras de óleo e meio de cultura ao longo de 31 dias, a fim de avaliar a degradação geoquímica dos hidrocarbonetos e a genômica funcional dos genes relacionados a esse processo. O objetivo da pesquisa é entender como essas bactérias funcionam tanto individualmente quanto como parte de um consórcio, além de identificar os genes responsáveis pela degradação de hidrocarbonetos.

5. Análise da obrigatoriedade da Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade na graduação e seu impacto econômico em comunidades populares

Foto arquivo pessoal: Hederson Gabriel S. de Jesus.

Foto arquivo pessoal: Hederson Gabriel S. de Jesus

Autoria: Hederson Gabriel S. de Jesus

Orientadora: Auristela Felix de Oliveira Teodoro

Área: Multidisciplinar

O estudo “Análise da obrigatoriedade da ação curricular em comunidade e em sociedade (ACCS) na graduação e seu impacto econômico em comunidades populares” , de Hederson Gabriel S. de Jesus, teve por objetivo trazer contribuições que possam auxiliar a elucidar o papel das ACCS na promoção da interdisciplinaridade junto aos cursos de Graduação da Universidade Federal da Bahia. A proposta discute a ACCS enquanto disciplina formativa e extensionista, ressaltando sua importância para o processo formativo dos estudantes e como instrumento de consolidação do papel da Universidade junto à sociedade. Segundo Hederson, durante a revisão, observou-se que as primeiras práticas de extensão surgiram na Inglaterra do século XIX. No Brasil, as primeiras ações nesse sentido surgiram por volta de 1911, na Universidade Popular, antecessora da Universidade de São Paulo. A primeiras ações extensionistas da UFBA foram desenvolvidas a partir de 1996, por meio do programa UFBA em Campo, posteriormente denominado de Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS). A orientadora da pesquisa foi a professora Auristela Felix de Oliveira Teodoro, da Faculdade de Ciências Contábeis.

6. Definição de protocolo para floculação e recuperação de biomassa de microalgas

Foto arquivo pessoal: Ian da Silva Andrade

Autoria: Ian da Silva Andrade

Orientação: Fábio Alexandre Chinalia

Área: Multidisciplinar

O objetivo da pesquisa “Definição de protocolo para floculação e recuperação de biomassa de microalgas” foi selecionar e testar um agente floculante com potencial para ser utilizado em um processo de recuperação de biomassa de C. vulgaris e N. oceanica após o processo de cultivo. A primeira é uma espécie dulcícola (termo referente à água doce) e a segunda marinha. A floculação é o método mais utilizado para a colheita de biomassa de alga devido ao seu custo reduzido, facilidade de execução e por ser aplicável em grandes volumes com o menor gasto energético. O desempenho de um floculante químico depende diretamente da espécie de microalga, ambiente iônico (dulcícola ou marinho), concentração de floculante e valor de pH. Todas essas variáveis foram testadas nessa pesquisa. “Para aprimorar ainda mais o processo de colheita de microalgas em escala industrial, é essencial continuar realizando testes e avaliações. Dessa forma, poderemos avançar no desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis”, informa Ian da Silva Andrade, que teve a orientação do professor Fábio Alexandre Chinalia, do Instituto de Ciências da Saúde.

7. Discurso, raça e alteridade: amor cristão e colonização no discurso catequético

Foto arquivo pessoal: Hyana Luisa Silva Oliveira.

Autoria: Hyana Luisa Silva Oliveira

Orientação: Luiz Felipe Andrade Silva.

Área: Letras, Linguística e Artes

O trabalho “Discurso, raça e alteridade: amor cristão e colonização no discurso catequético” foi realizado no âmbito do Grupo de Práticas em Semântica e Discurso (GrupA), orientado pelo professor  Luiz Felipe Andrade Silva. Partiu-se do entendimento de que a constituição histórica da América foi profundamente marcada pela invasão e colonização europeia e, em decorrência disso, existiram muitos discursos que determinaram e construíram o imaginário dos povos que aqui habitavam. “O discurso religioso, por exemplo, que foi utilizado no processo de catequização dos indígenas, não somente determinou relação entre missionário-indígena, colonizador-colonizado, mas também produziu significações aos indígenas no século XVI, que continuam a se configurar e reconfigurar nos discursos que funcionam nas missões de evangelização da contemporaneidade (século XXI), o que contribui para a manutenção e a predominância de um determinado imaginário preconceituoso acerca dos indígenas”, observa a pesquisadora Hyana Luisa.

8. As Cartas dos Chefes Potiguares- 1633-1695”

Foto arquivo pessoal: Érica Damasceno das Mercês

Autoria: Érica Damasceno das Mercês

Orientação: Suzane Lima Costa

Área: Letras, Linguística e Artes

A pesquisa sobre As Cartas dos Chefes Potiguares – 1633-1695, de Érica Damasceno das Mercês, buscou analisar a produção epistolar do período chamado de “Brasil-holandês”, para a construção dos perfis biográficos dos chefes potiguares Antônio Felipe Camarão, Diogo da Costa, Diogo Pinheiro Camarão, Antônio Paraupaba e Pedro Poty. A elaboração dos perfis dos chefes potiguares se deu a partir da leitura das sete cartas já traduzidas por pesquisadores como Bartira Barbosa, Teodoro Sampaio, Eduardo Navarro e Pedro Souto Maior. A partir da leitura e análise das cartas do século XVII, foram produzidos os perfis biográficos dos chefes, visando à produção escrita e imagética desses nomes e disponibilizando os perfis para acesso livre através do site cartasindigenasaobrasil.com.br , com a finalidade de estabelecer novas conexões entre referenciais escritos (cartas, biografias, etc) e retratos em imagem. A orientação do trabalho foi da professora Suzane Lima Costa, do Instituto de Letras