https://www.youtube.com/live/Sb0wj9AP3FA?si=AaJZsCH62oMz3s6r
Referência no campo da Saúde Coletiva e com mais de cinco décadas dedicadas à vida acadêmica, a docente Lígia Maria Vieira da Silva recebeu o título de Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no dia 27 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
Lígia Vieira é uma das fundadoras do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, criado em 1994, onde exerceu a docência de 1980 a 2011. É graduada em Medicina (1977) e mestra em Saúde Coletiva (1982) pela Universidade Federal da Bahia, com doutorado em Medicina Preventiva (1990) pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universidade de Montreal, Canadá, e estágio sênior no Centro de Sociologia Europeia (CSE) em Paris.
Com ampla experiência na Saúde Coletiva, especialmente na área temática de política, planejamento e gestão em saúde, participou ativamente dos movimentos da Reforma Sanitária Brasileira e de Renovação Médica, além de apoiar a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os cargos de gestão ocupados ao longo da carreira, foi secretária de Saúde do Município de Camaçari, coordenadora da pós-graduação e diretora do Instituto de Saúde Coletiva. Atualmente, é líder do Diretório de Pesquisa de Planificação, Gestão e Avaliação do CNPq e coordena o grupo de pesquisa sobre Avaliação em Saúde e análise sócio-histórica de políticas de saúde no ISC.
A sua trajetória pode ser traduzida em 79 artigos completos publicados em periódicos e 33 livros. Entre as principais obras, destaque para os livros “Avaliação de políticas e programas de saúde” e “O campo da Saúde Coletiva”.
“É com muita emoção e uma enorme honra receber esse título da UFBA, por indicação do Instituto de Saúde Coletiva, instituições que promovem a busca da verdade, a defesa da democracia, ensinando e formando sujeitos críticos e socialmente comprometidos”, destaca a professora Lígia Vieira sobre a homenagem.