Licenciatura em ciências biológicas da UFBA recebe selo de qualidade do Conselho Federal de Biologia

Download PDF

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia (Salvador), com um total de 18,5 pontos, foi classificado pelo Conselho Federal de Biologia entre os seis melhores cursos da área no Brasil, único da região norte-nordeste agraciada com o Selo CFBio de Qualidade de Cursos.

O Conselho realiza a análise quantitativa dos documentos referentes aos cursos de licenciatura em ciências biológicas no intuito de criar uma ferramenta para auxiliar no planejamento e no desenvolvimento de políticas e programas de aperfeiçoamento da formação dos biólogos do país.

Esta é a terceira vez que os cursos de ciências biológicas da UFBA são agraciados com o Selo CFBio. Nos anos de 2017 e 2019, respectivamente, os cursos de licenciatura e de bacharelado receberam esta premiação.

Foto arquivo Professor Francisco Kelmo e equipe, recebendo a premiação em solenidade em Brasilia. Foto: arquivo IBIO. / UFBA.

A avaliação

Para o processo avaliativo dos cursos na edição 2023 do Selo CFBio, foram validados os instrumentos de avaliação em reunião da Comissão de Educação e, posteriormente, em reunião da Diretoria do Conselho Federal de Biologia, que consistiram em: Grupo 1- Projeto Pedagógico de Curso (PPC), com 09 indicadores avaliativos; e Grupo 2 – Atuação Profissional dos Egressos, com 04 indicadores avaliativos.

Grupo 1 teve como abordagem questões como objetivos do curso e adequabilidade com sua matriz curricular, realização de Estágios Ensino de Biologia, de Programas Institucionais como: atividades de Extensão em Educação, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, Projetos de Pesquisa e Inovação, além da avaliação do corpo docente, totalizando, no máximo, 14 (catorze) pontos. O Grupo 2 teve como abordagem questões sobre os egressos e seu campo de trabalho, totalizando, no máximo, 8 (oito) pontos.

Ensinando dia e noite

O curso de licenciatura em ciências biológicas da UFBA completou, em 2020, 50 anos de existência, formando profissionais nessa área. A formação busca superar uma das dicotomias históricas das licenciaturas, que é o distanciamento entre a formação inicial e a realidade profissional em que o licenciado irá atuar na escola. Para isso, visa-se demarcar mais claramente a licenciatura como um curso de formação de professores de biologia, através da iniciação à docência, desde o início do curso e da construção da identidade profissional do professor em formação.

Em Salvador, a UFBA é a única instituição pública a ofertar curso de formação em biologia, nos turnos diurno e noturno, como forma de atender à demanda local por docentes para a rede pública estadual – que conta com 365 estabelecimentos de ensino médio – bem como para a rede privada. O curso é sediado em Salvador, no campus de Ondina e, atualmente, o Instituto de Biologia é composto por 74 professores, 572 estudantes no turno diurno (licenciatura e bacharelado) e 214 estudantes no turno noturno (licenciatura). Os cursos participaram do Enade no ano de 2021 e alcançaram o conceito 5.

O diretor do Instituto de Biologia da UFBA (Salvador), professor Francisco Kelmo, informa que atualmente as matrizes curriculares estão em processo de reformulação. “Esperamos continuar formando egressos para atender as diversas demandas profissionais com formação crítica, criativos e autônomos a partir da apropriação das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais de conteúdos de formação geral e específicos dos campos das Ciências Biológicas”, afirma o diretor.