Primeira edição do Prêmio UFBA agracia teses e dissertações de 2021 e 2022

Download PDF
Fotos: Camila Souza de Jesus / PRPPG UFBA

Fotos: Camila Souza de Jesus / PRPPG UFBA

Os vencedores do Prêmio UFBA de Tese, Dissertação Acadêmica e Trabalho de Conclusão de Programa Profissional – edição Ano 2021 e 2022, foram anunciados em cerimônia realizada no Salão Nobre da Reitoria, no dia 12 de dezembro. A abertura do evento teve apresentação musical do Madrigal da UFBA e contou as presenças do Pró-reitor de Pesquisa de Pós-Graduação, Ronaldo Oliveira; além da coordenadora de Ensino de Pós-Graduação da UFBA, Dayana Costa, da presidente do comitê do Programa de Bolsas Milton Santos, Ana Fernandes; e do presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Vinícius Soares.

O reitor Paulo Miguez enviou mensagem parabenizando os premiados. “Tenho absoluta certeza que esse é um prêmio que encanta toda a universidade, porque significa a vitória da ciência, depois de anos tão difíceis”, celebrou, reforçando a importância de seguir em frente produzindo ciência para a construção de um Brasil mais justo e mais igualitário.

O pró-reitor Ronaldo Lopes Oliveira explicou que a chamada para a primeira edição do Prêmio UFBA contemplou os anos de 2021 e 2002, e prometeu que as próximas edições do prêmio serão realizadas anualmente. “Coloquem nas suas agendas”, disse, planejando a realização do evento sempre no segundo semestre de cada ano. Ele também lembrou dos desafios enfrentados para a realização dos trabalhos científicos em anos pandêmicos – como foi o caso de 2021 e 2022, e diante de um período sombrio do cenário político no país.

“Vamos novamente nos reunir aqui para mostrar mais uma vez toda a pujança que a pós-graduação da UFBA tem”, assegurou, fazendo referência à pós-graduação da universidade que está comemorando 55 anos, com a marca de 25 mil estudantes titulados em mestrados acadêmicos e profissionais e doutorados. “Esse ano nós titulamos 999 pessoas até agora, esperamos completar 1 mil”, afirmou o pró-reitor, destacando a qualidade da produção científica na universidade e indicadores da pós-graduação da UFBA, que apontam o crescimento de quase 10 pontos percentuais na publicação de artigos científicos com autores internacionais nos últimos cinco anos, enquanto a colaboração internacional dos artigos em revistas do 1º quartil teve um aumento de 13,2 pontos percentuais.

Segundo Dayana Costa, coordenadora de ensino de Pós-Graduação da PRPPG/UFBA, foram inscritos 150 trabalhos acadêmicos na primeira edição do prêmio, incluindo Dissertações, Teses e Trabalhos de Conclusão de Curso, reunidos em 9 áreas do conhecimento, além de uma área específica de programas profissionais, dos quais 61 foram contemplados. “O prêmio tem o proposito de reconhecer o mérito acadêmico e as contribuição para a sociedade brasileira dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos aqui nesta universidade”, disse.

A coordenadora definiu o trabalho de pesquisa como “uma jornada de desbravamento do desconhecido e da alegria da descoberta”, acrescentando que “a pesquisa é um trabalho de time, que a gente precisa fazer em conjunto”. Ela ressaltou o compromisso da universidade com a inovação e excelência acadêmica e apontou o crescimento da pós-graduação na UFBA em 2023, tanto em relação ao número de programas e cursos, quanto ao número de bolsas de estudos concedidas. “A UFBA vai continuar empregando todos os esforços para criar esse ambiente ainda mais dinâmico e colaborativo”, assegurou.

A presidente do comitê do Programa de Bolsas Milton Santos, Ana Fernandes definiu a premiação como “um título de muita dedicação e de comprometimento com a construção de formas de entendimento de mundo e de ação sobre ele”. Ela parabenizou os pesquisadores, seus orientadores e as unidades de ensino. Também afirmou que os momentos de festa como a premiação, para além do reconhecimento dos pesquisadores, criam uma sinergia entre a comunidade acadêmica para a construção de uma universidade cada vez mais mais plural, cada vez mais comprometida e mais adequada aos desafios que se apresentam no cenário nacional.

A mesa de abertura teve também a participação do presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Vinícius Soares. “O pós-graduando brasileiro, o pesquisador brasileiro é também, antes de tudo, um forte”, disse ele, em referência à obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. “Apesar de todas as condições adversas que nós enfrentamos nos seis últimos anos, e ainda continuamos enfrentando, nós produzimos ciência da mais alta qualidade”, destacou o presidente da ANPG, ponderando que há um longo caminho a ser percorrido para a conquista de direitos dos pesquisadores, entre os quais reivindicou que tempo de estudos na pós-graduação seja contabilizado para a previdência social.

Fotos: Camila Souza de Jesus / PRPPG UFBA

Fotos: Camila Souza de Jesus / PRPPG UFBA

Resultados Prêmio UFBA

A primeira edição do Prêmio UFBA contemplou teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso de programa profissionais produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal da Bahia nas seguintes categorias:
I. Prêmio UFBA de Tese 2021
II. Prêmio UFBA de Tese 2022
III. Prêmio UFBA de Dissertação Acadêmica 2021
IV. Prêmio UFBA de Dissertação Acadêmica 2022
V. Prêmio UFBA de Trabalho de Conclusão de Programa Profissional 2021
VI. Prêmio UFBA de Trabalho de Conclusão de Programa Profissional 2022

Os trabalhos foram avaliados por comissões internas e externas e analisados pelos critérios de originalidade, relevância, qualidade de publicações, metodologia, redação e estrutura. Os melhores trabalhos foram selecionadas dentre cada uma das grandes áreas do conhecimento reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): Ciências Agrárias e Florestais; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; e Interdisciplinar; além de uma categoria única para Trabalhos de Conclusão de Curso de Programa Profissional.

Confira a relação dos trabalhos premiados:
https://prppg.ufba.br/sites/prppg.ufba.br/files/resultado_final_premio_tese.pdf