“É um privilégio ser útil num mundo de tanta gente inútil”. Assim o professor Helio Santos reconheceu a grandeza do título de título de Doutor Honoris Causa que recebeu da Universidade Federal da Bahia na manhã de 15 de dezembro de 2023. A concessão do título partiu de uma proposição do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA) e da Faculdade de Direito da UFBA, tendo aprovação do Conselho Universitário (Consuni).
O professor Helio Santos é um educador, considerado uma referência na atual luta pela educação antirracista, por “pensar a educação, habitação, reurbanização, recuperação de áreas degradadas, saúde, projetos culturais e o antirracismo”. O sentimento de “tornar o mundo um lugar melhor” marcou as colocações de Santos, que mostrou o encantamento pelo momento e gesto de outorga do título, além da inspiração para “fazer mais para tornar o mundo um lugar melhor”. E, após de ter ficado “muito impactado por essa homenagem”, ele afirma que resolveu deixar a planejada aposentadoria “para depois”.
O reitor Paulo Miguez demonstrou satisfação na cerimônia em que “a universidade abre as suas portas para reconhecer saberes fundamentais da vida brasileira e para as grandes lutas do nosso país. O que fazemos hoje ao intelectual e militante antirracista, professor Helio Santos, é absolutamente fundamental porque fortalece a luta desta casa pela igualdade racial e contra os preconceitos de gênero”.
O evento também foi marcado pelo lançamento do livro “Quem é Hélio Santos?”, que traz uma breve biografia do educador, que dedicou-se ao ensino, construindo, analisando e implementando modelos que explicam os complexos processos em jogo na nossa sociedade. A obra que reunir atores de diferentes frentes que foram influenciadas pelos ensinamentos e convívio com o Professor Hélio Santos. A cerimônia da outorga atraiu autoridades e representantes de vários segmentos sociais e coletivos negros, pois
https://www.youtube.com/live/03XgJ9BJ4dA?si=nTauY9qw2IIYeIUA
Sobre o professor Hélio Santos
Helio de Souza Santos é professor e alcançou o grau de doutoramento em administração pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do ISEO, Instituto Superior de Educação Ocidemnte. Ao longo de 40 anos de carreira, deu aulas em várias instituições até radicar-se em Salvador, Bahia, onde lecionou no Mestrado em Desenvolvimento Humano da Fundação Visconde de Cairu.
Nascido em Belo Horizonte (MG), em 20 de junho de 1945, o Helio Santos produziu artigos acadêmicos, ensaios jornalísticos e textos sobre uma vasta gama de tópicos referentes ao desenvolvimento sustentável e políticas públicas de inclusão. Pesquisador da temática sociorracial no Brasil, é autor de vários livros e artigos que discutem, dentre outros temas, o desenvolvimento do país sob a ótica sociorracial.
É consultor na área de responsabilidade social corporativa com foco na gestão da diversidade de importantes instituições do primeiro, segundo e terceiro setor. Coordenou, nos anos 1990, um grupo governamental que pela primeira vez pautou na agenda do governo federal as políticas de ações afirmativas (entre as quais a política de cotas) para a população negra. Orientou trabalhos acadêmicos e participou de diferentes bancas nas áreas da tecnologia social, economia criativa, gestão social e desenvolvimento humano. O professor Helio Santos defende que a tecnologia da inclusão requer políticas massivas de inclusão, ações que devem partir do setor público, articuladas no sentido de promover grupos e populações inteiras para a cidadania plena.