A Superintendência da Educação à Distância (Sead) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) disponibilizou seu Relatório de Gestão, com as ações empreendidas ao longo de 2023, ano permeado por grandes desafios e importantes conquistas.
O relatório destaca a obtenção da Nota Máxima (5) no recredenciamento de cursos na modalidade EaD da UFBA, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação; e a adoção do sistema de cotas nos editais, diretriz comprometida com a inclusão, na medida em que procura alcançar o cidadão, fazendo valer seu direito à educação superior. Também destaca as parcerias estratégicas com outras organizações e instituições de ensino, fortalecendo a capacidade de inovação e compartilhamento de boas práticas, enriquecendo o cenário da EaD não apenas na UFBA, mas também nacionalmente.
A superintendente Márcia Rangel entende que o avanço da EaD da UFBA depende de um esforço contínuo de determinação e criatividade, pelo qual a Sead busca ofertar uma aprendizagem cada vez mais enriquecedora para os estudantes e, assim, expandir ainda mais a educação a distância na UFBA. A meta mais estratégica é ampliar a presença de EaD nos cursos presenciais com ambientes tecnologicamente preparados e professores capacitados.
“A Sead é fortemente comprometida com a formação de docentes. Esta meta é importante e reflete um pouco o nosso Plano de Trabalho para os próximos 4 anos. Atualmente, em EaD, a UFBA tem 3.403 estudantes ativos e oferece 16 cursos, entre bacharelados, licenciaturas, tecnológicos e especializações lato sensu. Nosso planejamento para o futuro aponta para novos cursos e mais vagas. Há uma perspectiva de, dentro em breve, sob condição de aprovação da Capes, oferecermos mais 09 cursos com 3.150 vagas; sendo 480 para bacharelados, 1.140 para licenciaturas, 180 para cursos tecnológicos e 1.650 para especializações lato sensu”, informa Rangel.
O documento informa sobre a estrutura administrativa e governança da Sead, que tem a finalidade de executar as políticas de EaD na UFBA. O relatório traça um breve histórico da superintendência e apresenta o organograma e organização interna para, em seguida, oferecer ao leitor a sua Carta de Serviços, com informações sobre compromissos e padrões de qualidade, no atendimento ao público interno e externo à UFBA. Acesse o documento aqui.
Melhorias e Necessidades
O relatório informa que a Sead conta com uma equipe multidisciplinar composta de coordenadores, professores e tutores, e que a UFBA oferece atualmente oito cursos de graduação na modalidade EaD: Administração Pública, Biblioteconomia, Dança, Matemática, Música, Teatro, Gestão do Turismo e Desenvolvimento Sustentável e Pedagogia. Também são oferecidas oito especializações: Alfabetização e Letramento, Gênero e Sexualidade na Educação, Gestão de Pessoas com Ênfase em Gestão por Competências; Direitos Humanos e Contemporaneidade; Gestão Pública Municipal; Gestão Social e Políticas Públicas do Patrimônio Cultural; Produção de Mídias para Educação On-line e Saúde Coletiva com Concentração em Saúde da Família.
A projeção de crescimento da Sead indica a necessidade de prospectar e promover as melhorias tecnológica, física e de pessoal necessárias, diz o relatório, e acrescenta que “a quantidade adequada de pessoal é fator imprescindível para o desempenho das atividades e obtenção dos melhores resultados desejados”.
Mais adiante, o documento lista os principais objetivos, metas e ações propostas e realizadas em 2023, como, por exemplo, Expansão da Oferta com Qualidade de Cursos de Graduação e Pós-graduação na Modalidade EaD; Programa de Acompanhamento de Egressos|PAE; Projeto de Evasão nos Cursos EaD; Projeto de Estudo “Percepção dos Estudantes Acerca dos Materiais Didáticos”; Sistema de Indicadores Estratégicos UAB Bahia|SIE; Formação de Professores, Coordenadores e Tutores da UAB; Cursos Abertos Massive Open Online Courses | MOOC;Formação de Editores de Recursos Pedagógicos do AVA|RPAs; Oficinas de Aprendizagem em Moodle – Oficinas de Microsoft Teams; Oficinas de H5P;Editais de Seleção; Pareceres Emitidos pela SEAD; Workshop de EaD da SEAD; Atendimento e Suporte aos AVAs; Produção Editorial e Audiovisual; Encontros Realizados por Polo de Apoio Presencial e por Curso, entre tantas outras realizações e objetivos alcançados no período.
O documento lista os principais desafios e ações futuras da gestão para o ano de 2024. O respaldo da admionistração central, diz o relatório, “tem sido vital para superar desafios como mudanças políticas, insuficiência orçamentária e defasagem tecnológica. A colaboração estreita da liderança superior permitiu enfrentar resistências à inovação pedagógica, além de ter criado um ambiente propício para implementar estratégias eficazes e atingir os objetivos traçados pela Sead. Os números expressivos de cursos, usuários e ambientes virtuais de aprendizagem validam a crescente demanda e a eficácia de nossas estratégias educacionais e gerenciais. A integração de tecnologias, encontros presenciais e o contínuo investimento em infraestrutura e capacitação têm sido fundamentais para democratizar o acesso ao ensino superior, evidenciando a necessidade de habilidades digitais em nossa sociedade contemporânea. Em síntese, a avaliação do desempenho da Sead/UFBA revela uma instituição comprometida com a qualidade, inovação e inclusão tradicionais e destaca seu pioneirismo na Educação Digital”.
Novo Marco Regulatório
Atendendo à solicitação da presidência do Fórum da Universidade Aberta do Brasil (ForUAB), foi constituído um Grupo de Trabalho (GT), composto por representantes da UFBA, UFRR, UFRB, IFSC e UFSCar para avaliação do Marco Regulatório da Educação a Distância, com objetivo de contribuir para sua atualização. O documento final com as propostas formalizadas foi encaminhado pela representante do GT de Atualização do Marco Regulatório do ForUAB, a superintendente Márcia Rangel, para a presidência do fórum.
Segundo Rangel, a atualização deve assegurar que os referenciais de qualidade acompanhem as inovações tecnológicas, promovendo práticas pedagógicas que sejam inclusivas, adaptativas e eficazes, garantindo uma educação a distância de excelência. Para a superintendente, é também fundamental também revisar e aprimorar as diretrizes para os polos de apoio presencial, garantindo que disponham de recursos humanos, infraestrutura e recursos pedagógicos adequados. Isso inclui o estabelecimento de critérios rigorosos para a criação e manutenção desses Polos, assegurando ambientes de aprendizagem enriquecedores e acessíveis a todos os estudantes.
“A atualização deve tornar os processos de credenciamento e avaliação mais rigorosos e transparentes, com o intuito de garantir a oferta de cursos de EaD que atendam a padrões elevados de qualidade. Isso implica em mecanismos eficazes de fiscalização e controle para prevenir a proliferação de cursos que não cumprem com os requisitos educacionais necessários. A formação continuada de professores e profissionais envolvidos na EaD é crucial”, afirma Rangel.
Por fim, a superintendente diz que o Marco Regulatório atualizado deve enfatizar a necessidade de desenvolvimento profissional contínuo, assegurando que os educadores estejam equipados com as competências necessárias para utilizar as tecnologias educacionais mais avançadas e para promover uma aprendizagem significativa e engajadora, além de dever contemplar políticas de assistência estudantil que reconheçam as especificidades da EaD, incluindo suporte financeiro, tecnológico e psicopedagógico. Isso visa a reduzir barreiras ao acesso e permanência dos estudantes no ensino superior, promovendo a inclusão e a democratização da educação. Em resumo, a atualização do Marco Regulatório da EaD é uma etapa crucial para assegurar que a educação superior a distância no Brasil seja sinônimo de qualidade, inovação e equidade.
“Com estas medidas, é possível não apenas melhorar o cenário educacional atual, mas também pavimentar o caminho para um futuro em que todos tenham acesso a uma educação superior de excelência, independente da modalidade de ensino escolhida”, conclui.