UFBA tem 6 projetos contemplados pelo Programa Abdias do Nascimento

Download PDF

abdias

Estelle Diorato e Carlos Eduardo Reis

A UFBA foi a instituição com maior número de projetos aprovados pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – um edital de fomento à internacionalização da formação de estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, PCDs ou com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Entre as 45 propostas aprovadas, enviadas por 23 universidades, a UFBA teve 6 projetos contemplados.

O edital n° 16/2023 da Capes selecionou propostas de pesquisa oriundas de instituições brasileiras de ensino superior e pesquisa públicas ou privadas sem fins lucrativos, prioritariamente localizadas nas regiões do Norte, Nordeste e Centro Oeste ou em municípios que tenham até o índice médio de desenvolvimento humano, a ser desenvolvidas em parceria com instituições de ensino superior estrangeira de país de preferência do pesquisador, em quaisquer áreas do conhecimento.

Todos os 6 projetos da UFBA aprovados pelo Programa Abdias do Nascimento são coordenados por mulheres e tiveram suporte técnico e logístico da Superintendência de Relações Internacionais (SRI) da UFBA no estreitamento das relações com as instituições de ensino superior estrangeiras.

Veja os projetos aprovados:

Coordenador da

Proposta na UFBA

IES Brasileira

Associada

IES Estrangeiras Grande Área
Alline Torres Dias da

Cruz

UERJ

UFMA

Universidad de Antiquoa –

UdeA

Ciências Humanas
Climene Laura de Camargo UEM

Unimontes

Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

 

Instituto Técnico de Lisboa

Multidisciplinar
Glória Cecília dos Santos Figueiredo UFAM UESB ISCED – Sumbe – Instituto Superior de Ciências da Educação – Principal ESPBengo – Escola Superior Pedagógica do Bengo

Universidade Agostinho Neto

– Luanda

Ciências Sociais Aplicadas
Lilian Teixeira de Sousa UESB UFMA Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESP-Bengo)

Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe)

Ciências Humanas
Sônia Maria Rocha Sampaio UFRB Universidade de Coimbra

(UC) – Centro de Estudos Sociais (CES)

Multidisciplinar
Wlamyra Ribeiro de Albuquerque UFRB Howard University Harvard University

University of Pennsylvania

Ciências Humanas

Entre os requisitos para a participação se encontrava o envolvimento de ao menos uma instituição em cada país, sendo que os projetos no Brasil poderiam ter até duas instituições associadas, além da principal. No exterior, o projeto deveria envolver um único país, compreendendo dentre as instituições deste país uma instituição principal e até duas instituições associadas.

A equipe brasileira deveria obrigatoriamente ser constituída, na instituição principal, pelo coordenador e no mínimo mais dois membros docentes ou pesquisadores com doutorado. Para as instituições associadas, ao menos um docente ou pesquisador com doutorado incluído na equipe. Ao menos um membro da equipe brasileira deverá ser mulher ou se autodeclarar preto, pardo, indígena ou pessoa com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.

Quanto aos recursos orçamentários e financeiros aplicados, os projetos aprovados serão apoiados a cada ano com

> até R$ 10.000,00 (dez mil reais) anuais para o financiamento de custeio;

> até R$ R$ 34.115,10 (trinta e quatro mil cento e quinze reais e dez centavos) anuais para missões de trabalho;

> e até R$ 1.415.013,60 (um milhão, quatrocentos e quinze mil treze reais e sessenta centavos) anuais para bolsas, o que inclui até 10 mensalidades de Mestrado sanduíche, 10 mensalidades de Doutorado sanduíche, até 10 adicionais de localidade, até 10 auxílios seguro-saúde, entre outros valores estipulados para missões de trabalho de docentes ou pesquisadores brasileiros e estrangeiros.