O Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado em 20 de março, ressalta a importância dos cuidados com a higiene bucal. Em Salvador, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes/UFBA), vinculado à Rede Ebserh, faz o acompanhamento e o tratamento bucal de alta complexidade.
A boca é a porta de entrada para os sistemas digestivo e respiratório, além de ser importante para a autoestima e para o bem-estar físico e mental das pessoas. E é a maior cavidade do corpo em contato com o meio ambiente, por isso os cuidados que devemos ter com ela merecem atenção especial. Os problemas bucais mais prevalentes no Brasil são a cárie e a doença periodontal, que podem ser resolvidos na Atenção Básica. Já nos hospitais da Ebserh, o acompanhamento e o tratamento são os de maior complexidade, como acontece, por exemplo, no Hupes-UFBA.
“Atendemos pacientes com doenças graves ou que tenham alguma contraindicação ao tratamento clássico, como os anticoagulados ou imunossuprimidos; pacientes com sequelas e complicações bucais decorrentes de alguns tratamentos, como a quimioterapia; com condições especiais (autismo, Síndrome de Down, etc); com desordens neurológicas ou psiquiátricas; e aqueles que realizarão cirurgia cardíaca ou transplante, para diminuir a carga bacteriana bucal e os riscos de infecção”, destaca a coordenadora do Serviço de Odontologia do Hupes-UFBA e gerente de Ensino e Pesquisa interina, Viviane Sarmento.
Atenção e cuidado
De acordo com a Federação Dentária Internacional (FDI), “a saúde bucal compreende a capacidade de falar, sorrir, saborear e mastigar alimentos, além de transmitir emoções utilizando expressões faciais, sem desconforto ou dor”. Algumas ações preventivas são aprendidas desde a infância, como a escovação diária dos dentes após cada refeição e antes de dormir, além da visita regular ao dentista. E importante: quando notar algum sinal ou sintoma diferente na boca, ir à UBS mais próxima da sua casa. Ela é a porta de entrada do SUS. Nas avaliações periódicas com dentistas são realizadas as manutenções preventivas, como a remoção do tártaro e da placa bacteriana e detecção precoce de doenças.
Sobre a Rede Ebserh
Desde outubro de 2012, o Hupes-UFBA é filiado à Rede Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.