Iniciar ou trocar de carreira são possibilidades apresentas pelo Instituto de Computação (IC/UFBA) ao realizar o Projeto Tomorrow, voltado à capacitação profissional e à pesquisa acadêmica. Viabilizado em parceria com a Positivo Tecnologia, “o projeto, nasceu a partir de uma concepção que já tínhamos sobre a computação e está focado em duas linhas: capacitação e pesquisa”, informa o professor do IC, Gustavo Bittencourt, coordenador geral da iniciativa.
A ideia começou a ser delineada ainda em 2018, lembrou Bittencourt, completando que “depois de algumas adaptações, em agosto de 2023, veio a aprovação da empresa de tecnologia, para implementação”. Segundo o diretor em exercício do IC, Ivan Machado, foram destinados R$ 4 milhões para o ano de 2023 e mais R$ 2,7 milhões para 2024, que possibilitaram a reforma de dependências do prédio do PAF II destinadas atualmente ao Instituto de Computação. Nove salas de aula foram reestruturadas em ambientes criativos e equipadas com cerca de 200 estações de trabalho, mais um cluster computacional avançado (supercomputador para processamento de grandes volumes de dados).
O objetivo do Tomorrow é alcançar um público de escolas públicas – com alunos entre 12 a 20 anos – , mas também pessoas que já estão no mercado de trabalho e desejam mudar de carreira. “A expectativa é causar impactos sociais positivos, como a geração de empregos, aumento da rentabilidade; da quantidade de empregos nobres em vez de subemprego, com carreiras como, programação, analista de dados e outras da Tecnologia da Informação”, disse Gustavo Bittencourt.
“A gente tem, também, projetos de pesquisa que são aliados com alta tecnologia, desenvolvendo modelos de inteligência artificial com aplicações de produtos para casas inteligentes ou casas do futuro”, complementa Bittencourt. Além disso, pretende-se também “viabilizar contribuições acadêmicas relevantes, frutos dos trabalhos, dissertações e teses dos pesquisadores, que são estudantes de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Ciência da Computação e Mecatrônica e baseiam os escopos de suas pesquisas aplicadas, realizadas no âmbito do projeto”.
As atividades para o ano de 2024 começaram no dia 18 de março, com a inauguração dos espaços reformados – laboratórios e salas de aulas tecnológicas. O projeto se mantém em funcionamento com uma equipe administrativa própria e docentes do Instituto de Computação.
Saiba mais sobre o Projeto Tomorrow, viabilizado pela parceria entre o IC/UFBA e a Positivo Tecnologia, na matéria da TV UFBA.
Reportagem
Josemara Veloso
Imagens e edição
Victor Mota
Coordenação
Fernanda Caldas
Marco Antonio Queiroz